Já lá vão os tempos em que o Lisboa Games Week era palco de grandes novidades de videojogos, sendo o lançamento de novos títulos um dos principais motivos de visita do evento de gaming. Era o mais próximo que se podia esperar de uma E3 ou Gamescom onde os estúdios colocam nas mãos dos consumidores os títulos prestes a chegar ao mercado. Mesmo que não tivesse as dimensões de um Madrid ou Paris Games Week, a Nintendo e a Sony conseguiam, por si, preencher enormes áreas com os seus palcos dedicados. No caso da PlayStation até trazia a Portugal os developers a acompanhar os seus novos lançamentos.
A pandemia veio retrair o investimento destas duas grandes marcas, que parecem terem abandonado os eventos de gaming. Este ano, a Nintendo e a PlayStation não tiveram presença oficial. Há uma ilha com quatro consolas Switch (três delas desligadas, que segundo apurámos desde a parte da manhã que esperavam um técnico para as ligar). E da PlayStation apenas meia dúzia de consolas dentro do espaço da loja da FNAC.
Super Mario Bros. Wonder e LEGO Horizon Adventures são o mais perto de novidades que os visitantes podem experimentar na edição deste ano. No no evento XL Games que também se realizou em Lisboa na semana passada, o resultado não foi diferente, com as respetivas organizações a terem de garantir algumas consolas para experimentação.
Veja na galeria fotos do Lisboa Games Week 2024:
O reflexo da falta de conteúdos de outros tempos levou a FIL a concentrar todo o evento no pavilhão 3. Logo ao lado os restantes pavilhões estão também ocupados com uma conferência de medicina dentária. Mas ter apenas um pavilhão significa uma maior concentração dos visitantes, animando os espaços. Na falta de novidades de videojogos, a organização procurou outras ofertas para os visitantes. Mas talvez seja melhor tirar o contexto literal do nome do evento “Games” aos videojogos, para jogos no geral, como fica demonstrado nesta edição.
O Lisboa Games Week vai poder ser visitado até ao próximo domingo, dia 24 de novembro e promete maior dinamismo pela parte dos expositores, das equipas de eSports como a FTW ou GrowUP eSports, a presença de influenciadores como o Fox (velha glória nacional de Counter-Strike) e MoveMind. O palco da OMEN tem torneios de Fortnite, CS, Rocket League e ainda as finais de Mobile Legends Bang Bang. O Retake T9 e o WGR PCL também se vão resolver durante o fim-de-semana do evento.
Os dois primeiros dias da semana são sobretudo dedicados ao programa educativo, esperando-se milhares de alunos e professores das diversas escolas espalhadas pelo país e até de Espanha. Durante a visita do SAPO TEK o evento esteve realmente bastante preenchido com estudantes.
Máquinas arcade e jogos de tabuleiro também são “Games”
Os visitantes podem ainda experimentar as máquinas arcade disponíveis no evento, com videojogos que podiam ser encontrados nos salões dos anos 1980/90, certamente um motivo de interesse para os mais graúdos que procuram nostalgia. História também não falta, porque o Museu Load ZX levou alguns computadores Spectum para o evento, prometendo algumas palestras sobre o tema. Até neste espaço se nota a redução, quando no passado até a mota elétrica desenhado por Sir Clive Sinclair podia ser visitada.
Uma das grandes apostas do evento são os jogos de tabuleiro. Esta área ocupa uma grande parte do pavilhão, com dezenas de mesas repletas de board games que os visitantes podem jogar. E é um espaço bastante concorrido e colorido, onde chegamos a ouvir alguém a dizer que este era o “Lisboa (Board) Games Week”. Um lugar para as comunidades deste passatempo se reunirem, desafiarem e jogarem entre si.
A Cupra, que ocupou outra grande área do espaço, com três automóveis expostos, também oferece uma experiência de realidade virtual para os jogadores experimentarem. As diversas ativações das marcas oferecem computadores, como a AOC com computadores para os jogadores jogarem Fortnite ou FC 25 e outros títulos online. E uma arena de Minecraft onde miúdos e graúdos mostram os seus dotes de construção.
O Cosplay sempre foi o ADN do Lisboa Games Week e este ano não é exceção. A organização incentiva os visitantes a vestirem-se com inspiração nas suas personagens favoritas, sejam de videojogos, filmes e séries, mangá e anime. Está prevista uma competição e a presença de alguns nomes ligados a esta atividade, como Leon Chiro, um dos embaixadores do videojogo Genshin Impact, conhecido pelas suas criações de cosplay. Também a cosplayer profissional Elizabeth Rage vem de Nova Iorque para inspirar a comunidade nacional. A organização do Lisboa Games Week diz que registou um número recorde de inscrições para a eliminatória nacional que dá acesso à final do International Cosplay League.
A tradição diz que todos os visitantes devem levar uma lembrança do evento para casa e por isso são muitas as lojas de artigos relacionados com videojogos e cultura pop. T-shirts, posters, estátuas e outros objetos colecionáveis estão à venda nas pequenas barraquinhas espalhadas pelo evento.
Os simuladores de motas e automóveis também fazem parte das experimentações. E mesmo a Marinha conta com um espaço para aguçar os mais novos com os seus instrumentos, simuladores e até um drone de operações. Quem sabe, inspirar uma futura carreira militar dos jovens presentes. Também o Sport Lisboa e Benfica teve direito a um pequeno espaço onde se pode jogar futebol virtual. E os mais corajosos podem subir a um ringue para simular manobras de wrestling.
Em paralelo às ofertas de experimentação, o Lisboa Games Week 2024 tem diversos convidados que vão passar pelo evento, com nomes ligados à televisão, música, cinema, desporto e entretenimento onde vão partilhar experiências pessoais. Ana Isabel Arroja e Leonor Arroja, Diogo Morgado, os irmãos Nelson e Sérgio Rosado (Anjos), Leonor Seixas, Carolina Torres, Filipe Homem Fonseca, Rodrigo Paganelli, Nilton, Fernando alvin, Luisa Barbosa, João Blümel, Nuno pardal e Diana Pinguicha são nomes confirmados pela organização.
O pequeno palco para as conferências oferece também uma agenda com alguns debates relacionados com os videojogos, eSports, inteligência artificial e outros assuntos, alguns deles integrados na agenda do serviço de educação.
Os bilhetes custam 15 euros para todo o dia na quinta e sexta-feira. Já o sábado e domingo o preço sobe para 20 euros para cada dia. Tem também a opção do pack familiar, para dois adultos e duas crianças até 12 anos, válido para um dos dias, por 60 euros. Pode comprar os bilhetes no website oficial da FIL.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Swift da NASA continua a descobrir fenómenos "explosivos", vinte anos depois do lançamento -
App do dia
Xpiry: Uma app que não deixa os alimentos passarem do prazo -
Site do dia
Konkr é um jogo browser inspirado em Risco e Civilization. Cuidado para não ficar viciado -
How to TEK
Saiba como fazer cálculos matemáticos escrevendo no bloco de notas da calculadora do iPadOS 18
Comentários