Além do Meta Quest Pro e das múltiplas novidades a caminho do seu metaverso, a Meta aproveitou a mais recente edição do Meta Connect para apresentar o progresso que tem feito na área das interfaces neurais com um protótipo de um wearable que vai permitir novas formas de interação com ambientes em realidade aumentada e virtual.
O protótipo afirma-se como uma evolução das pulseiras que o Reality Labs, o laboratório de investigação da empresa, tinha apresentado anteriormente e que funcionam em conjunto com óculos de realidade aumentada, registando a atividade dos nervos motores das mãos e dedos e permitindo um controlo mais mais natural e menos obstrutivo do equipamento.
Embora a empresa não tenha revelado o dispositivo que vai funcionar em conjunção com o wearable, uma demonstração feita pela Meta revela algumas das capacidades do protótipo.
Clique nas imagens para mais detalhes
O wearable em si mantém o formato de uma pulseira, com um aspecto semelhante a um relógio inteligente. Através de um conjunto de gestos, os utilizadores poderão aceder rapidamente às funcionalidades, por exemplo, de um par de óculos de realidade aumentada como o envio de mensagens ou captação de fotografias.
Já numa outra demonstração partilhada posteriormente pela empresa é possível ver como o protótipo regista a atividade dos nervos motores das mãos e dedos através de eletromiografia. A informação registada é depois traduzida em ações dentro de ambientes virtuais, como no caso de um videojogo. O sistema recorre também a Inteligência Artificial para ajudar a captar os movimentos dos utilizadores e para melhorar a precisão.
Veja o vídeo
O projeto está em desenvolvimento e poderá demorar vários anos até que a Meta o consiga transformar num produto. Pode existir também a possibilidade de a tecnologia não chegar ao mercado.
Para lá dos projetos que estão ainda a ser desenvolvidos, recorde-se que o novo Meta Quest Pro destaca-se pela inclusão de um novo conjunto de tecnologias que vão dar aos utilizadores a possibilidade de fazerem mais no metaverso, com foco na criatividade, produtividade e colaboração e com suporte a realidade mista.
Clique nas imagens para mais detalhes
O Meta Quest Pro está disponível em pré-venda nos Estados Unidos, e num conjunto de países selecionados, com um preço de 1.499,99 dólares, chegando ao mercado no dia 25 de outubro.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários