Todos os anos o MWC fica maior e a cidade de Barcelona tem de fazer um esforço para acolher os mais de 100 mil participantes – este ano a organização espera que cheguem aos 107 mil. O esforço faz-se sentir na área da hotelaria e turismo, com uma ocupação acima de 90% e no turismo, mas a data é também um pretexto para protestos e manifestações e este ano há uma paralisação parcial dos serviços do metro que estão a "meio gás" e que dificultam ainda mais a deslocação para a Fira Gran Via.

Mas o que interessa verdadeiramente é a tecnologia que se pode encontrar dentro dos espaços da exposição e nas conferências paralelas, o networking e os negócios que se fazem. As novidades aqui apresentadas dão o mote para os lançamentos de produtos durante todo o ano e o Mobile World Congress continua a ser o maior concorrente da CES, que tem data marcada no início de janeiro em Las Vegas, e da IFA que se realiza em Berlim em setembro.

Apesar de ser na Europa, o MWC é verdadeiramente global, com 208 países representados, mais de 2.400 empresas e uma conferência com 320 oradores, 3.500 jornalistas e muita animação. E as maiores fabricantes do mundo da mobilidade e tecnologia marcam aqui lugar com exposições e stands de grande dimensão, trazendo colaboradores, clientes e parceiros, marcam reuniões e concentram entre os dias 25 e 28 de fevereiro grande parte da identificação de oportunidades, a possibilidade de "espreitar a concorrência" e de ver tendências.

Do lado da organização há também o esforço para simplificar a vida a toda a esta gente, dos participantes da feira e da conferência, dos expositores e dos patrocinadores. Apesar da dimensão, corre tudo de uma forma notavelmente organizada, com boas condições de deslocação, autocarros entre as várias área da exposição - que continua a ter espaço na Fira Montjuic no centro da cidade para o 4YFN - e muito espaço para os jornalistas trabalhares. E até o Wi-Fi funciona de forma muito razoável, embora com falhas em algumas áreas dos 8 pavilhões.

Quem já conhece saber os melhores caminhos para se orientar entre o espaço gigantesco, cortar caminho e usar as passadeiras rolantes sempre que possível, mas ainda assim todos os dias são palmilhados muitos quilómetros. Uma aplicação ajuda a gerir a agenda, a marcar os stands a visitar e a organizar o mapa, mas também a "ligar" os participantes. Todos andam de smartphone na mão, ou não fosse esta a feira da mobilidade, e este ano há um desafio especial para descobrir os pins Android em realidade aumentada, por isso se vir pessoas a fazer figuras estranhas e a apontar o telemóvel para sítios esquisitos pode ser essa a razão.

Smartphones dobráveis são a tendência a seguir. Tal como o 5G

As novidades começam ainda antes das portas da feira abrirem oficialmente e da agenda definida para a exposição. A Samsung este ano abriu as hostilidades em São Franciso a 20 de fevereiro, com o anúncio dos Samsung Galaxy S10 e do seu smartphone dobrável, o Galaxy Fold, e por isso não fez a tradicional conferência em Barcelona.

Mas no fim de semana não faltaram novidades, da Huawei com o Mate X que já tivemos oportunidade de tocar, a Oppo com um zoom óptico de 10X, a Xiaomi e o Mi 9, e a TCL com novos Alcatel e o seu conceito de smartphones dobráveis que para já não tenciona colocar à venda. A Microsoft mostrou os novos HoloLens e quer reforçar a aposta na realidade misturada, com óculos com maior conforto e realismo e uma maior abertura ao ecossistema.

Hoje haverá muito mais para descobrir, entre tecnologia 5G e IoT, Inteligência Artificial, robótica, conteúdo imersivo e soluções de bem estar e saúde, mas os smartphones dobráveis vão continuar no top dos destaques nos media e captar o interesse de todos os participantes. Vamos tentar "pôr as mãos" em todos e teremos imagens e vídeos para mostrar.

Entretanto continue a acompanhar as notícias do MWC19. O SAPO TEK está a explorar todos os espaços da Mobile World Congress 2019 e trouxe já as principais novidades e tendências, assim como anúncios de produtos, mas ainda tens mais para contar e pode continuar a ler tudo aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.