Embora os rumores circulem há já algum tempo, o Apple Car continua a estar no “segredo dos deuses”. A empresa da maçã ainda não apresentou qualquer tipo de confirmação oficial em relação às informações que vão surgindo acerca da sua entrada no mundo dos veículos elétricos, se bem que tenha vindo a submeter múltiplas patentes nos Estados Unidos, incluindo algumas que podem já antever as funcionalidades do seu futuro automóvel.
Tendo em conta as possíveis “pistas” que vão sendo deixadas em patentes há quem aproveite para imaginar como será o aspecto do Apple Car, tal como a britânica Vanarama, uma empresa especializada em aluguer de automóveis, que decidiu criar renders com base na informação disponível.
Já imaginou como será o Apple Car? Clique nas imagens
Através do website da empresa britânica é possível encontrar uma página interativa dedicada à sua visão do Apple Car e que permite explorar tanto o exterior como o interior do automóvel, apontando todos os elementos que se baseiam em informação vinda de patentes.
Olhando para o interior, apesar dos mais recentes rumores apontarem para um veículo elétrico completamente autónomo, o automóvel que surge nos renders conta com um volante, com suporte à assistente inteligente Siri, e com outros elementos que permitem ao condutor tomar controlo das viagens.
Acima do tablier há espaço para um dashboard de grandes dimensões, que inclui um sistema de infotainment personalizável. Nesta visão conceptual do Apple Car, os bancos são rotativos e a sua disposição pode ser adaptada consoante as necessidades do utilizador. Note-se também que o veículo não dispõe de pilares.
Já no exterior, o automóvel tem um aspecto que se apresenta como uma mistura entre um SUV e um coupé, destacando-se pelo design mais futurista, assim pela inclusão de elementos inspirados em equipamentos da Apple, sem esquecer o clássico logo da maçã.
Recorde-se que a mudança de foco do “Project Titan” da Apple se afirma como uma das maiores mudanças ao projeto da empresa, que tem vindo a passar por várias alterações desde 2014. Ainda neste ano, a equipa de desenvolvimento sofreu uma baixa com a saída de Doug Field que estava na Apple desde 2018 depois de ter passado pela Tesla.
Ao que tudo indica, a própria empresa da maçã admite que a meta de lançamento do seu veículo já em 2025 dependerá da sua capacidade de completar o sistema de condução autónomo. Sobre a mesa está ainda a possibilidade de adiar o lançamento, ou então vender um automóvel elétrico com capacidades autónomas menos avançadas numa fase inicial.
De acordo com novos rumores, a gigante tecnológica planeia também explorar o desenvolvimento de um automóvel com um design mais futurista, incluindo displays interativos. A inclusão de um volante também está a ser discutida, com a empresa a planear equipar o veículo com tecnologia que permita ao condutor tomar o controlo em caso de emergência.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários