![Poppy: um robot humanoide que pode chegar às salas de aula europeias](/assets/img/blank.png)
O projeto é todo suportado em software aberto, que permite programar o comportamento do robot. O design foi preparado para a impressão via 3D, condições que fazem deste Poppy um modelo de baixo custo, completamente aberto a modificações e experiências, que é agora visto como um possível contributo para dinamizar os programas curriculares europeus.
O conceito foi desenvolvido em França por uma equipa (Inria Flowers) que cria modelos informáticos e robóticos para estudar processos de aprendizagem e desenvolvimento nos humanos.
O projeto foi financiado através do CEI - Concelho Europeu de Investigação e é agora apresentado pela equipa como uma plataforma de baixo custo, que pode ser colocada ao serviço das escolas para experimentarem e fomentarem a criatividade dos alunos que estudam mecânica, ciências computacionais, eletrónica ou impressão 3D.
Cada escola ou utilizador pode criar o seu próprio robot a partir da informação disponível no site do projeto. Como o Poppy é compatível com a plataforma Arduino, é também possível fazer com que o robot interaja com outros dispositivos eletrónicos, como vestuário, luzes, sensores ou instrumentos musicais inteligentes.
A plataforma Poppy nasceu através da iniciativa Explorers, que conta com um investimento de 1,5 milhões de euros e que decorre até 2015. O projeto está a ser divulgado pela Comissão Europeia.
Veja o vídeo que mostra o Poppy em ação e que xplica o projeto.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários