O rover da NASA que vai explorar os mistérios de Marte passou em mais um teste "crucial", desta vez de equilíbrio. Numa altura em que o lançamento deverá acontecer entre julho e agosto deste ano, o já apelidado de Perserverance está agora pronto para aterrar de forma segura no Planeta vermelho.

No Kennedy Space Center, Flórida, a equipa da NASA concluiu a 8 de abril um "teste crucial" ao nível da propriedade de massa do rover. Em comunicado, a agência espacial norte-americana explica que as medições realizadas são "essenciais para uma aterragem segura em Marte", garantindo que a viagem do Perserverance é feita de forma precisa durante todo o trajeto no Planeta Vermelho, desde o lançamento até à chegada, descida e aterragem.

O processo meticuloso durou três dias e começou com o rover a ser elevado. De seguida, o veículo foi colocado a girar lentamente em torno do seu eixo x, uma linha imaginária que se estende da cauda até à frente do rover. O objetivo foi determinar o centro de gravidade em relação a esse eixo.

Na fase seguinte, a equipa mudou o Perserverance para uma mesa giratória, de forma a medir o eixo z, que se estende da parte inferior do rover até ao topo, e o eixo y, referente à distância entre o lado esquerdo e o lado direito da nave espacial. Assim, foi possível calcular o desequilíbrio em relação à distribuição da massa do Perseverance.

Da mesma forma que um mecânico coloca pesos no aro de um pneu de carro para equilibrá-lo, a equipa da NASA analisou os dados e acrescentou 6,27 kg ao chassis do veículo. Agora, o centro de gravidade do rover está a 0,025 milímetros do ponto exato que os designers pretendem.

A "inspeção" da NASA ao rover nos últimos meses

Em 2019, o rover que a Agência Espacial Norte-Americana planeia enviar para o Planeta Vermelho na missão Mars 2020 ganhou pernas e rodas, um braço e até um helicóptero. Depois de ter treinado os “moves” para a futura viagem de exploração, o veículo robótico passou também no seu primeiro teste de condução no Jet Propulsion Lab Laboratory em Passadena, Califórnia.

Perseverance: O rover da NASA que vai explorar os mistérios de Marte já tem um nome oficial
Perseverance: O rover da NASA que vai explorar os mistérios de Marte já tem um nome oficial
Ver artigo

Mais recentemente, e depois de vários meses a ser apelidado apenas como "rover da NASA”, a agência espacial deu nome ao veículo robótico. Para isso, contou com a ajuda de estudantes da pré-primária ao secundário, num concurso com 28.000 propostas recebidas. A ideia vencedora partiu de Alexander Mather, um aluno do sétimo ano do estado da Virgínia.

Como missão, o "cientista robótico" da NASA irá procurar sinais de vida microbiana passada em Marte e recolher amostras do Planeta Vermelho que se espera chegarem de forma segura à Terra. Independentemente do dia em que seja lançado, em julho ou agosto, a garantia da agência espacial é que a 18 de fevereiro de 2021 o Perseverance aterre em Marte.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.