Um estudante de design gráfico da Suécia pensa que sim. Para o seu projeto de final de curso, Oskar Pernefeldt, da Universidade Beckmans de Design em Estocolmo, elaborou uma proposta para a Bandeira Internacional do Planeta Terra - um símbolo que caracterizaria a humanidade durante as expedições intergaláticas.

O esboço oficial da bandeira mostra sete anéis brancos em forma de uma flor com o objetivo de simbolizar a "vida na Terra". Os anéis são entrelaçados uns nos outros e a sua união pretende representar que tudo no nosso planeta está "direta ou indiretamente" ligado.

A flor apresenta uma tonalidade azul simbolizando a água, algo que o designer valoriza bastante por ser “essencial para a vida - assim como os oceanos que cobrem a superfície do nosso planeta”. Num vídeo que acompanha a proposta, Pernefeldt explica algumas das decisões que motivaram o resultado final da bandeira.

O estudante sueco previu também como seria a bandeira deixada na superfície de Marte no momento da chegada da humanidade ao planeta vermelho e sugere ainda que deve ser incluída nos equipamentos dos astronautas pois são "mais do que meros representantes dos seus próprios países". "Eles são representantes do planeta Terra", escreve o criador no site da iniciativa.

Embora não haja uma bandeira do mundo reconhecida internacionalmente, alguns indivíduos e organizações já apresentaram várias propostas. Porém, até à data, ainda nenhuma recebeu o reconhecimento oficial por qualquer órgão governamental.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico