Começa amanhã, 6 de agosto, a primeira fase das candidaturas ao ensino superior e há muitos alunos e educadores a fazer contas sobre as opções disponíveis e os cursos a escolher. Esta fase de candidaturas decorre até dia 20 de agosto, e seguem-se mais duas fases, num processo que este ano se estende até 25 de outubro.

O SAPO TEK reuniu algumas das principais questões para ajudar quem tem de tomar decisões nas candidaturas, com informação sobre calendários, vagas e outras informações que esperamos que sejam úteis a alunos e aos educadores.

Se tiver outras questões pode enviar um email para geral@tek.sapo.pt que tentaremos ajudar com as respostas.

Quem pode candidatar-se no concurso nacional de acesso ao Ensino Superior?

Podem apresentar candidatura os alunos que tenham concluído o 12º ano no ensino português ou o equivalente no estrangeiro, e que tenham feito os exames nacionais correspondentes às provas de ingresso que são exigidas para o curso a que se candidatam.

Pode consultar no site da DGES quais são as provas de ingresso.

As candidaturas são pagas?

As candidaturas são gratuitas.

Quando são as candidaturas à primeira fase?

Segundo o calendário definido, as candidaturas à primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior decorrem entre os dias 6 e 20 de agosto.

Quando são divulgados os resultados?

Os resultados da primeira fase de candidaturas são divulgados a 27 de setembro, iniciando-se depois as matriculas na universidade ou politécnico em que ficaram colocados.

Quantas vagas estão disponíveis e como sei quais são?

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior já divulgou o número de vagas que estão disponíveis este ano. São 52.242 vagas, um número que sobe para 52.963 se forem consideradas 721 vagas destinadas a concursos locais. Há uma subida de 2% face aos lugares que foram abertos no ano passado e Lisboa, Porto e Aveiro são as cidades onde há este ano mais vagas.

As vagas podem ser consultadas no site da da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) na Internet, com dados sobre os lugares disponíveis em cada universidade e curso, assim como as condições de acesso ao concurso que abre no dia 6 e decorre até dia 20 de agosto.

Estes são alguns dos dados partilhados sobre as vagas

Há outras fases de candidatura?

Existem mais duas fases de candidatura. Entre 27 de setembro e 8 de outubro decorre a 2ª fase, cujo resultado é divulgado a 14 de outubro, e entre 21 e 25 de outubro os alunos podem ainda candidatar-se à 3ª fase.

Que documentos são necessários para a candidaturas?

Para a candidatura no portal é preciso uma senha de acesso, que deve ter sido pedida online no site da DGES, mas também a ficha ENES, um documento emitido pela escola secundária que contém a classificação final do aluno no ensino secundário e as notas que obteve nas provas de ingresso. É esta ficha que tem um código de ativação que é necessário na candidatura online e sem o qual não pode completar o processo.

Se não tiver pedido a senha de acesso à plataforma pode ainda entregar a candidatura usando o Cartão de Cidadão, mas vai precisar de ter um leitor de cartões e o código PIN associado.

A candidatura só pode ser feita online?

Sim, as candidaturas são feitas na plataforma de Candidatura Online, onde são também divulgados os resultados das candidaturas nos calendários definidos para cada uma das fases do concurso.

A quantos cursos posso apresentar candidatura?

Cada aluno pode concorrer a um máximo de seis pares instituição/curso, ou seja, a seis combinações de instituições e cursos, indicadas por ordem de preferência. Vai ser colocado na primeira opção para a qual tiver notas suficientes.

Como posso saber mais sobre os cursos que existem?

No site da DGES pode consultar a lista de cursos por área de estudo e nome do curso, por nome do curso e instituições onde existe, por distrito e instituição, ou por instituição e curso.

Há um assistente de escolha de curso que pode ser útil para perceber que cursos existem.

No Portal Infocursos há também indicadores que podem ser relevantes, nomeadamente a taxa de permanência de alunos e a empregabilidade no fim do curso.

Se me enganar na candidatura o que posso fazer?

Depois de fechar a candidatura se deres conta de um engano, ou se mudares de ideias, é possível submeter outra candidatura. Não há limite no número de candidaturas apresentadas por um aluno até final do prazo, mas conta sempre a última que foi entregue.

Se tiver outras questões pode enviar um email para geral@tek.sapo.pt que tentaremos ajudar com as respostas. Pode ainda consultar o o guia da candidatura da GDES e as perguntas frequentes que a organização tem disponíveis online.

Os dados do número de candidaturas vão ser divulgados nos próximos dias diariamente.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.