A Virgin continua a desenvolver o seu Hyperloop, o sistema de transporte futurista que materializa a visão idealizada Elon Musk. Agora, a empresa de Richard Branson apresenta mais pormenores sobre o seu projeto, numa espécie de “explicador” em formato vídeo acerca dos seus objetivos e sobre a forma como a tecnologia utilizada funcionará.
A empresa começa por explicar que o Hyperloop se afirma como uma nova forma de transporte que “estabelecerá um novo padrão para as viagens no século 21”, permitindo ligar cidades em minutos.
Clique nas imagens para mais detalhes sobre o projeto Hyperloop da Virgin
Tudo se centra num sistema de tubos que permitem viagens a alta velocidade com um baixo nível de consumo de energia. Dentro dos tubos encontram-se cápsulas que poderão viajar a quase 1.080 quilómetros por hora graças à sua tecnologia de propulsão magnética, ou Maglev (uma abreviatura de “magnetic levitation”).
A Virgin explica que, depois de realizar vários testes bem-sucedidos do seu sistema, está agora a focar-se no desenvolvimento de um serviço comercial cujos motores serão 10 vezes mais eficientes do que os atuais comboios Maglev. Ao contrário dos comboios, as cápsulas que compõem o Hyperloop não estão interligadas. Assim, diferentes cápsulas de um mesmo sistema poderão ter destinos diferentes.
“Este conjunto de inovações permitirá não só alcançar velocidades ultra-rápidas, mas também disponibilizar um serviço de transporte direto e on-demand capaz de transportar dezenas de milhares de passageiros por hora”, afirma a empresa.
É certo que o sistema descrito pela Virgin ainda está em desenvolvimento e necessitará de aprovação de reguladores antes de poder avançar propriamente. Anteriormente, a empresa deu a conhecer que gostaria de começar as suas operações comerciais em 2027.
Recorde-se que, em novembro de 2020, a Virgin realizou com sucesso o primeiro teste tripulado do seu Hyperloop nas instalações DevLoop, no estado norte-americano do Nevada. Os dois primeiros passageiros que se candidataram ao teste foram Josh Giegel, o cofundador da startup apadrinhada pela Virgin, e Sara Luchian, responsável pelo departamento de experiência do passageiro.
Clique nas imagens para recordar o primeiro teste tripulado do Virgin Hyperloop
Durante a viagem, a cápsula utilizada no teste circulou a uma velocidade limitada de 173 km/h, menos de metade dos 386 km/h que o veículo consegue atingir. O objetivo foi demonstrar que o Hyperloop é seguro, como forma de encorajar os reguladores e investidores a expandir o projeto.
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