Elon Musk, o fundador da The Boring Company partilhou uma publicação na X a promover a utilização do sistema de transportes da marca que, entre o conceito e a concretização passou de um sistema de transporte subterrâneo futurista, para um sistema de túneis onde, pelo menos por enquanto, circulam Teslas em velocidade moderada, com um condutor humano, numa estrada tão normal como as que existem à superfície, mas sem trânsito.

O Las Vegas Loop, também conhecido como "Teslas em túneis", abriu em junho de 2021 e tem atualmente o comprimento de 2,7 km. Uma frota de 70 carros transporta os passageiros entre cinco locais à volta do Centro de Convenções de Las Vegas e o Resorts World.

O plano para o projeto está longe de ser o inicial, mas a ambição não se perdeu e a empresa acredita que quando a rede estiver completa vai transportar 90 mil passageiros por hora. A velocidade da viagem deve aumentar até aos 200 Km/h e a capacidade de transporte de cada veículo também pode ser ajustada.

Para já, Elon Musk sublinha que o túnel ao redor do centro de convenções de Las Vegas “é algo real que pode experimentar hoje”. A publicação original, que deu o mote à publicação do multimilionário, refere mais ou menos o mesmo, mas com mais detalhe, explicando que os túneis da The Boring Company já estão a funcionar em Las Vegas

“Experimente se estiver na cidade. É uma experiência futurista”. Quem aceitar o desafio pode comprar um passe diário de 5 dólares que dá acesso a viagens ilimitadas, explica o site oficial.

Recentemente, a The Boring Company atingiu o marco dos dois milhões de passageiros transportados neste primeiro circuito, com cerca de 3,5 quilómetros e cinco paragens, incluindo quatro em redor do Las Vegas Convention Center. Levou cerca de um ano a passar do primeiro para o segundo milhão de viagens.

O ritmo de crescimento dos números deve acelerar à medida que a rede for estendida e aqui a empresa também tem conseguido algumas vitórias importantes. Tem aprovadas um total de 93 paragens em Las Vegas.

Veja as fotos para mais detalhes

A rede total vai percorrer um percurso de 68 milhas (perto de 110 km), as novas licenças obtidas no início de maio são para mais 25 milhas de túneis e 18 estações. O mapa da rede pode ser visto nesta imagem. A laranja está o circuito já concluído.

Rede Vegas loop
créditos: The Boring Company

"Os túneis minimizam a utilização de terrenos de superfície valiosos e não entram em conflito com os sistemas de transporte existentes. Uma grande rede de túneis pode aliviar o congestionamento em qualquer cidade; independentemente da dimensão da cidade, podem ser acrescentados mais níveis de túneis", explica a empresa para defender a visão por trás do projeto, que já captou mais de 700 milhões de dólares em investimento.