A edição de 2019 do WebSummit ficou marcada pela apresentação do AI Moonshot Challenge, uma competição mundial de investigação em Portugal. Passado pouco mais de um ano, conhece-se no Web Summit 2020 o vencedor do concurso que procurou as melhores soluções para lidar com problemas como o plástico nos oceanos através da inteligência artificial e dados de satélite. 500 mil euros vão ajudar o projeto que se destacou a alcançar esta missão.

Dos três finalistas, Smart foi o grande vencedor da iniciativa, anunciado por Carolina Sá, da Portugal Space e membro do júri. O projeto resulta de uma parceria entre o Instituto Técnico de Lisboa, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, do Massachusetts Institute of Technology e o Instituto Hidrográfico, promovido pelo MIT Portugal.

De recordar que as candidaturas abriram em agosto e terminaram em outubro. Ao todo, contam-se propostas de 38 instituições de 13 países.

A competição faz parte de uma parceria da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Portugal Space, Agência Espacial Europeia (ESA) e Unbabel Labs, e que foi apresentada esta terça-feira no Web Summit. Tal como Ricardo Conde, da Portugal Space, e Paulo Dimas, da Unbabel, explicaram que para o próximo ano será lançada a segunda edição do concurso.

O SAPO TEK está a acompanhar tudo o que se passa no Web Summit e pode seguir aqui as principais notícias e intervenções com a nossa equipa. Se tiver sugestões ou recomendações de talks e startups envie-nos um email.