A tampa inicial que envolvia o recipiente das amostras de Bennu recolhidas durante a missão OSIRIS-REx já tinha sido aberta e com direito a bónus.

A operação revelou mais conteúdo além dos cerca de 250 gramas de poeira e restos de rocha que terá a amostra em si. De acordo com a NASA, os cientistas terão encontrado pó escuro e partículas do tamanho de areia no chamado “avionic deck” do recipiente científico.

Havia tanto material extra que acabou por retardar o cuidadoso processo de recolha e contenção da amostra primária, mas serviu igualmente para mostrar o potencial daquilo que está guardado no recetáculo principal, segundo o revelado esta quarta-feira.

Daquilo que já foi possível observar, as amostras contêm "água abundante" na forma de minerais argilosos hidratados.

“Podemos ver carbono aqui. Assim como minerais e moléculas orgânicas”, sublinhou Bill Nelson, administrador da NASA, enquanto mostrava imagens de laboratório das amostras.

Segundo o responsável da agência norte-americana, as moléculas de carbono e água são exatamente o tipo de material que se esperava encontrar, "como elementos essenciais para a formação do nosso próprio planeta e para ajudar-nos a determinar o que pode ter dado origem à vida", acrescentou.

Clique para ver algumas das imagens das amostras em laboratório partilhadas pela NASA

Embora seja necessário mais trabalho para compreender a natureza dos compostos de carbono encontrados, as descobertas iniciais são um bom sinal para análises futuras da amostra do asteroide.

Os segredos guardados nas rochas e poeira de Bennu vão ser estudados durante as próximas décadas, em laboratórios de vários países, num esforço conjunto para obter insights sobre como o nosso sistema solar foi formado e como os materiais precursores da vida chegaram à Terra.

Ao mesmo tempo, serão igualmente preciosos para entender como evitar futuras colisões destas rochas viajantes com o planeta azul.

Recorde-se que o recipiente da cápsula de retorno de amostras OSIRIS-REx foi entregue no Johnson Space Center no passado dia 25 de setembro, após pousar no deserto do Utah um dia antes, depois de sete anos no espaço.

Veja as imagens da chegada 

O retorno à Terra das amostras do asteroide Bennu foram o culminar de um esforço de mais de 12 anos da missão. A sonda OSIRIS-REx seguiu entretanto viagem com outro asteroide como destino: o antes assustador Apophis.