Esta é uma semana atarefada na Estação Espacial, com a partida da equipa da missão Crew-2 que esteve no espaço nos últimos 6 meses e a chegada da Crew-3, que deverá partir no dia 10 do Cabo Canaveral, se as boas condições meteorológicas se mantiverem. Esta partida já foi adiada por duas vezes, uma devido ao tempo e outra por razões de saúde de um dos astronautas.
Apesar do acompanhamento online, o momento de undocking não teve vídeo, uma opção justificada pela mudança de ligação do sinal ao satélite, mas os cientistas que fazem o relato deram a confirmação por voz.
Acompanhe aqui a transmissão online
Os astronautas já estavam há mais de uma hora na cápsula produzida pela SpaceX que os vai trazer de volta à Terra, depois de mais de 6 meses a bordo da Estação Espacial. A Crew Dragon estava ligada ao módulo Harmony.
Durante o afastamento da nave a equipa vai estar sempre virada para a Estação Espacial Internacional e esta é uma oportunidade para fazer um reconhecimento fotográfico do exterior da estação orbital que já tem mais de 20 anos.
Um dos astronautas a bordo da Crew-2 é Thomas Pesquet, astronauta da ESA, que tem partilhado imagens fantásticas captadas a partir do Espaço, incluindo as de uma aurora boreal este fim de semana.
A missão da Crew-2 partir a 23 de abril e conta com 4 astronautas, dois da NASA, Shane Kimbrough e Megan McArthur, um da JAXA (Japan Aerospace Exploration Agency) Akihiko Hoshide, e o europeu da ESA (European Space Agency) Thomas Pesquet.
O regresso à Terra vai demorar cerca de 6,5 horas, e apesar de já parecer normal este é sempre um momento delicado, em especial a reentrada na atmosfera.
A cápsula vai "aterrar" no oceano, junto à costa da Flórida, e a hora prevista é às 10h33 p.m. EST, cerca das 3h33 da manhã em Portugal Continental.
Crew-3 prepara-se para nova missão
A missão da Crew-3 da SpaceX para a Estação Espacial Internacional (EEI) tem agora data definida para 10 de novembro, depois de ter estado programada já para o final de outubro e depois para os primeiros dias de novembro. Nesse dia, segundo a agência espacial norte-americana, a probabilidade de condições atmosféricas favoráveis é de 80%.
Segundo a NASA, esta nova data foi fixada para dar tempo da Crew-2 regressar à Terra, antes da partida dos astronautas que vão substituir aquela equipa. Esta viagem também esteve marcada para domingo, mas devido às condições atmosféricas foi adiada um dia.
A partida da Crew-3 vai acontecer às 02:03, hora de Lisboa, a partir do centro espacial Kennedy, na Flórida, esta quarta-feira, com chegada à EEI prevista para dia 11 às 00:10.
A missão da Crew-3 vai ter uma duração de seis meses e é a terceira no âmbito do programa que junta a NASA à empresa de Elon Musk, através do qual a agência recorre a empresas de transporte espacial privadas para assegurar este tipo de transporte. Como a Space-X estão acordadas seis missões de transportes para e da EEI.
Os adiamentos na partida da Crew-3 ficaram a dever-se às condições atmosféricas, primeiro, e a um problema de saúde na equipa dos quatro astronautas, que a NASA explicou na altura não ser nada grave, nem relacionado com a Covid-19. Depois destes dois adiamentos, a data voltou a ser ajustada para permitir que a equipa da Crew-2 regressasse antes da próxima partida.
Os astronautas da NASA Raja Chari, Kayla Barron e Thomas Marshburn, integram a missão Crew-3, bem como o alemão Matthias Maurer, da Agência Espacial Europeia.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários