Com o país asiático a regressar à normalidade, depois de passar pelo surto de COVID-19, a China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC) não vê razões para cancelar o lançamento de teste do foguetão de carga Long March 5B, que irá transportar uma nave espacial chinesa de ultima geração.
As medidas estabelecidas pelo Governo chinês para conter o novo Coronavírus “mexeram” com os planos iniciais, mas não obrigaram a suspender os preparativos para o lançamento. “Para fazer frente ao surto epidémico, estipulámos um mínimo de pessoal que pudesse cumprir a tarefa com os mesmos standards elevados de trabalho exigidos” referiu Yang Qing, chefe de equipa de design da nave espacial tripulada de nova geração, em declarações à televisão chinesa.
A nave tripulada, por enquanto protótipo, foi concebida para viajar até ao espaço profundo, nomeadamente tendo em vista as futuras missões lunares.
Além de “ultrapassar” o surto de COVID-19, a missão Long March 5B também prossegue apesar do recente fracasso dos testes com o Long March 7, outro foguetão de design modular, 7A.
O lançamento do Long March 5B está atualmente programado para a segunda quinzena de abril, a partir da base de Wenchang.
NASA e SpaceX também já anunciaram que mantêm os planos para o primeiro teste tripulado da Crew Dragon. A data inicial para a realização dos testes estava apontada para o dia 7 de maio, mas a agência espacial norte-americana abriu um pouco mais o período para a segunda quinzena do mês. A agência espacial está atenta ao desenvolvimento da pandemia do coronavírus, mas para já não é fator de causa de mais atrasos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários