O desenvolvimento da estação espacial Gateway faz parte do conjunto de missões lunares Artemis da NASA, em parceria com a agência espacial europeia (ESA) e japonesa (JAXA). Parte da equipa do Reino Unido da portuguesa Critical Software será responsável pela verificação e validação independente de software para o módulo de habitação International Habitat (I-Hab) da estação espacial, cujo lançamento está previsto para 2026 ou 2027.

Em comunicado, a Critical Software explica que, no contexto da parceria com a ESA, o seu contributo passa por garantir a segurança de quatro astronautas que estarão, no máximo, 90 dias em órbita.

“O I-Hab é para a Critical Software um voto de confiança por parte da ESA, com quem desenvolvemos o handbook de Independent Software Validation and Verification (ISVV)”, afirma Rodrigo Pascoal, Gestor de Desenvolvimento de Negócio, na Critical Software.

Clique para ver imagens conceptuais da estação espacial Gateway 

A estação espacial Gateway estará em órbita e servirá de apoio à Artemis Base Camp na Lua. Dado à sua órbita elíptica, a estação estará perto da Lua e da Terra, facilitando a passagem de astronautas e cargas essenciais.

A Gateway, que servirá de base para futuras missões, contará com espaço para uma variedade de experiências e, no seu exterior, o I-Hab incluirá pontos de conexão para o braço robótico da estação que, por sua vez, permitirá a exploração da superfície da lua à distância.

Recorde-se que, depois de cumprir com sucesso a primeira missão Artemis, a NASA continua a preparar as próximas fases do programa de exploração lunar. A Artemis II, que levará uma tripulação de astronautas para uma viagem à volta da Lua, está prevista para novembro de 2024.

Recorde os momentos mais marcantes da Artemis I

Ainda este mês, a agência espacial norte-americana revelou o novo fato que os seus astronautas vão usar na missão Artemis III, que vai assinalar o regresso da humanidade à Lua após 50 anos. O fato promete uma maior flexibilidade, assim como uma maior proteção contra ambientes hostis, e está equipado com ferramentas concebidas para responderem aos desafios da exploração lunar.

Clique nas imagens para ver os novos fatos para a missão Artemis III

Se tudo correr como planeado, a Artemis III deverá acontecer no final de 2025. Após as três primeiras fases, a NASA quer avançar com mais missões, que incluem o desenvolvimento da estação espacial Gateway. Prevê-se que a primeira das missões adicionais, a Artemis IV, onde a SpaceX terá um papel de relevo, aconteça em 2027.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.