O Telescópio Espacial Hubble da NASA está há quase 31 anos no Espaço e tem sido o protagonista de muitos feitos nos campos da astronomia e astrofísica ao longo da sua saga de exploração. No entanto, nem tudo corre sempre como o esperado e no último domingo, pelas 09h de Lisboa, o telescópio teve de entrar em “modo de segurança” devido a um erro no seu software.

Através do Twitter, a NASA explicou que apesar do erro inesperado, todos os sistemas científicos aparentavam funcionar normalmente e que o telescópio estava “seguro e estável”. A equipa responsável já está a investigar o sucedido e a trabalhar para fazer com que o Hubble regresse à normalidade.

Recorde-se que em outubro de 2018 o telescópio foi forçado a entrar em “modo de segurança” devido a uma avaria no seu giroscópio. O plano inicial envolvia recorrer a um instrumento suplente, no entanto, após a ativação, a sua rotação acelerou em demasia. Para resolver o problema foi necessário comandar o Hubble para realizar uma série de manobras estratégicas que permitiram calibrar o giroscópio.

Em 2020, o Hubble assinalou a marca dos 30 anos de atividade no Espaço e, apesar de várias das iniciativas planeadas para comemorar a data terem sido adiadas devido à pandemia da COVID-19, a NASA não deixou de aproveitar os meios digitais para celebrar a ocasião.

Clique nas imagens para recordar alguns dos momentos captados pelo Hubble ao longo de 30 anos

Para já, ainda não existe uma data marcada para a reforma do Hubble, que recentemente até ajudou os cientistas a resolver o mistério de uma estrela que está a "desvanecer". O seu sucessor, o Telescópio Espacial James Webb, continua a superar os testes críticos de preparação para o seu lançamento, previsto para outubro de 2021, depois do adiamento devido à pandemia.