
A “chuva de estrelas” das Quadrântidas marca o início do ano para os entusiastas da observação astronómica. O pico de fenómeno ocorreu na madrugada do dia 3 para 4 de janeiro e foi captado por observatórios especializados, mas também por fotógrafos amadores e profissionais.
Na galeria que se segue pode observar algumas imagens impressionantes da chuva de meteoros partilhadas por internautas através do Twitter e Instagram, assim como pela Rede de Observação de Meteoros do Reino Unido (UKMON).
Clique nas imagens para mais detalhes
O fenómeno foi também captado em vídeo, partilhado pela Rede Espanhola de Investigação de Meteoros (SPMN-CSIC) no Twitter. Neste vídeo é possível observar o fenómeno tal como foi captado no sul de Lanzarote, no arquipélago das Ilhas Canárias.
Os mais curiosos podem também explorar uma visão tridimensional da “chuva de estrelas” através do website Meteor Showers, que recorre a dados fornecidos pela NASA, captados por satélites, telescópios e outras missões espaciais.
Recorde-se que esta chuva de meteoros poderá ter origem em fragmentos do asteroide 2003 EH1, da constelação extinta “Quadrans Muralis”, ou Quadrante Mural, que hoje faz parte da constelação do Boieiro.
O fenómeno pode ser acompanhado no céu noturno até ao dia 12 de janeiro, se bem que, a chegada da Lua Cheia, no próximo dia 6, tornará a observação um pouco mais complicada. Ao que tudo indica, em 2024 será mais fácil observar as Quadrântidas, prevendo-se uma iluminação da Lua abaixo dos 50%.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Sem hélices e silencioso: BlackBird é um eVTOL que pretende mudar as regras do jogo da aviação -
App do dia
The Great Sneeze: Aventuras e mistérios para desvendar numa galeria de arte virada do avesso -
Site do dia
Hurrayy mantém todos os aniversários organizados e prontos para comemorar -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários