A NASA quer voltar a colocar o Homem na Lua e vai precisar da ajuda de robots para a missão Artemis conseguir "sobreviver" fora da Terra. A pensar nisso, a agência espacial norte-americana lançou um concurso ao público em geral, tendo escolhido os cinco vencedores de um desafio que pretendeu melhorar uma parte do, já em desenvolvimento, Regolith Advanced Surface Systems Operations Robot (RASSOR).
O concurso RASSOR Bucket Drum Design Challenge decorreu em março, com a NASA a propor aos participantes que publicassem numa plataforma online modelos 3D do robot. O objetivo era demonstrar melhorias da tecnologia do robot, num concurso que contou com mais de 350 candidaturas.
O projeto Regolith Trap de Caleb Clausing foi o grande vencedor, com a equipa a receber 3.000 dólares. A NASA fala de uma "solução inovadora" que permite capturar regolitos através de uma porta, que são as camadas soltas de materiais que cobrem uma rocha sólida. Sendo tolerante à poeira, o sistema vai permitir trabalhar com grandes quantidades destes materiais.
Para além deste projeto, foram selecionados outros quatro, que pretendem melhorar a tarefa do robot. Os prémios monetários variam dos 2.000 até aos 250 dólares, com os vencedores a serem dos Estados Unidos, Canadá, Áustria e Roménia.
Em comunicado, Schuler, da NASA, garante que este foi um desafio muito bem-sucedido. "Estamos empenhados em avaliar e testar estes conceitos ainda mais, à medida que continuamos a desenvolver e a trabalhar no RASSOR", explicou.
Com a missão Artemis, a NASA pretende voltar a colocar astronautas na Lua, nomeadamente a primeira mulher, e o próximo homem. O objetivo é que isso aconteça até 2024.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dezenas de jogos anunciados nos The Game Awards: Produtora de The Last of Us tem novo título e há mais Elden Ring -
Site do dia
Daily Tally quer ajudá-lo a ouvir o inconsciente e a controlar o seu destino -
App do dia
Eggy Party é um battle royale bem-disposto e colorido -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários