A NASA quer voltar a colocar o Homem na Lua e vai precisar da ajuda de robots para a missão Artemis conseguir "sobreviver" fora da Terra. A pensar nisso, a agência espacial norte-americana lançou um concurso ao público em geral, tendo escolhido os cinco vencedores de um desafio que pretendeu melhorar uma parte do, já em desenvolvimento, Regolith Advanced Surface Systems Operations Robot (RASSOR).

O concurso RASSOR Bucket Drum Design Challenge decorreu em março, com a NASA a propor aos participantes que publicassem numa plataforma online modelos 3D do robot. O objetivo era demonstrar melhorias da tecnologia do robot, num concurso que contou com mais de 350 candidaturas.

Rover da NASA para missão lunar Artemis já começou a treinar os “primeiros passos” na Terra
Rover da NASA para missão lunar Artemis já começou a treinar os “primeiros passos” na Terra
Ver artigo

O projeto Regolith Trap de Caleb Clausing foi o grande vencedor, com a equipa a receber 3.000 dólares. A NASA fala de uma "solução inovadora" que permite capturar regolitos através de uma porta, que são as camadas soltas de materiais que cobrem uma rocha sólida. Sendo tolerante à poeira, o sistema vai permitir trabalhar com grandes quantidades destes materiais.

Para além deste projeto, foram selecionados outros quatro, que pretendem melhorar a tarefa do robot. Os prémios monetários variam dos 2.000 até aos 250 dólares, com os vencedores a serem dos Estados Unidos, Canadá, Áustria e Roménia.

RASSOR Bucket Drum V3, by Kyle St. Thomas
Projeto do terceiro vencedor do RASSOR Bucket Drum Design Challenge

Em comunicado, Schuler, da NASA, garante que este foi um desafio muito bem-sucedido. "Estamos empenhados em avaliar e testar estes conceitos ainda mais, à medida que continuamos a desenvolver e a trabalhar no RASSOR", explicou.

Com a missão Artemis, a NASA pretende voltar a colocar astronautas na Lua, nomeadamente a primeira mulher, e o próximo homem. O objetivo é que isso aconteça até 2024.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.