A Neuralink está a desenvolver a sua tecnologia de implantes que prometem ligar o cérebro diretamente a um computador para ajudar, por exemplo, pessoas com condições como paralisia ou com deficiências visuais a recuperarem capacidades perdidas.

No início de 2022, a empresa de Elon Musk terá submetido um pedido junto da reguladora norte-americana Food and Drug Administration (FDA) para poder testar a tecnologia em humanos. No entanto, como revela uma nova investigação, o pedido foi rejeitado.

De acordo com informação avançada pela Reuters, que contactou sete funcionários da Neuralink, entre atuais e antigos trabalhadores, na altura, a rejeição foi motivada por um conjunto de problemas sérios apontados pela FDA que precisavam de ser resolvidos antes que a empresa pudesse avançar para a fase de testes da tecnologia em humanos.

Para a reguladora, a bateria de lítio proposta pela Neuralink, que, segundo a empresa, poderá ser carregada remotamente, apresenta-se como uma das grandes questões problemáticas.

A possibilidade de os fios integrados no implante migrarem para outras zonas do cérebro foi outra das preocupações apontadas pela FDA. Além disso, a reguladora manifestou receios quanto ao processo de remoção do implante, questionando se o mesmo poderia ser removido sem danificar tecido cerebral.

Clique nas imagens para recordar a mais recente apresentação da Neuralink 

Ainda em novembro do ano passado, durante uma apresentação da Neuralink, Elon Musk deu a conhecer que as conversações com a FDA estavam a decorrer e que a empresa, que esperava começar a fazer testes clínicos com humanos num prazo de seis meses, tinha submetido grande parte da documentação necessária.

Na altura, a empresa revelou também que continuava a fazer testes em animais e, depois de ter mostrado macacos a jogar Pong telepaticamente no ano passado, a empresa revela que, através dos seus implantes, conseguiu pôr macacos a “escrever” frases usando a mente.

Elon Musk quer ser das primeiras “cobaias” da tecnologia de implantes cerebrais da Neuralink
Elon Musk quer ser das primeiras “cobaias” da tecnologia de implantes cerebrais da Neuralink
Ver artigo

A par das preocupações da FDA, recorde-se que, em dezembro do ano passado, a empresa de Elon Musk terá sido investigada por alegados abusos nas experiências com animais.

A Neuralink não é a única a querer utilizar a tecnologia de implantes cerebrais. A "rival" Synchron conseguiu a aprovação da FDA para fazer testes em humanos em julho de 2021 e, um ano depois, a empresa colocou o seu primeiro implante cerebral humano nos Estados Unidos.

Além dos testes realizados nos Estados Unidos, a Synchron tem vindo a testar a sua tecnologia junto de voluntários na Austrália, que estão a usar o sistema para controlar dispositivos digitais, incluindo equipamentos da Apple como o iPhone ou iPad.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.