A Blue Origin está a preparar-se para um novo lançamento do foguetão New Shepard. A 13ª missão da empresa liderada por Jeff Bezos vai levar a bordo uma série de 12 cargas, incluindo um sensor desenvolvido pela NASA para ajudar os veículos do programa Artemis a aterrar na Lua.

O lançamento está marcado para o próximo dia 24 de setembro, a partir das instalações da Blue Origin no Texas, e pode ser acompanhado através do canal de YouTube da NASA pelas 16h (hora de Lisboa).

A NASA explica que o sensor, que toma o nome Safe and Precise Landing – Integrated Capabilities Evolution, ou SPLICE, será colocado no exterior do primeiro estágio do foguetão New Shepard, em vez de ir à boleia para o Espaço dentro da sua cápsula. Durante a viagem de aproximadamente 12 minutos, o SPLICE vai recolher múltiplos dados, ajudando os cientistas a perceber como é que todos os seus elementos funcionam em conjunto.

O lançamento reveste-se também de uma grande importância para a Blue Origin, pois é a sétima vez que vai reutilizar o New Shepard, batendo assim o recorde estabelecido pela SpaceX. Recorde-se que, ao todo, a empresa espacial de Elon Musk fez seis reutilizações do primeiro estágio do Falcon 9: duas em missões comerciais de envio de satélites e quatro no lançamento de satélites Starlink, com o mais recente a acontecer a 18 de agosto.

Blue Origin já tem um protótipo do veículo que vai levar o Homem a explorar a superfície da Lua
Blue Origin já tem um protótipo do veículo que vai levar o Homem a explorar a superfície da Lua
Ver artigo

Como uma das empresas escolhidas pela NASA para desenvolver os veículos que serão utilizados para explorar a superfície da Lua, a Blue Origin apresentou em agosto o seu protótipo do Human Landing System.

Embora ainda não seja funcional, o veículo contém o mesmo sistema de ascensão que será usado nas cápsulas Orion das missões lunares Artemis I e II e encontra-se agora numa maratona de testes no Centro Espacial Lyndon B. Johnson da agência espacial norte-americana.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.