O foguetão New Shepard NS-15 acabou de realizar mais um voo com sucesso, naquele que é mais uma etapa muito importante para os planos da Blue Origin de Jeff Bezos para o futuro das missões tripuladas. Tal como previsto, o foguetão descolou das instalações Site One da Blue Origin no Texas, no West Texas e foi a 15ª vez que subiu aos céus, provando mais uma vez que os seus boosters podem ser reaproveitados depois da sua aterragem vertical no solo.

Esta missão teve diferentes fases, começando pela simulação da tripulação, com o staff da empresa a fazer um ensaio como se fossem os astronautas, entrando na cápsula antes do lançamento para as verificações pré-voo. Estes subiram para a torre de lançamento, sentaram-se nos lugares da cápsula, colocaram os cintos de segurança e conduziram as verificações de comunicações através da CAPCOM, o comunicador da cápsula.

O voo do foguetão realizou-se como o previsto, atingindo uma velocidade máxima de 3.615 km/h a uma atitude de 106,021 metros durante os 10 minutores de duração do teste. Depois deu-se a fase descendente, com o foguetão a aterrar de forma muito suave no solo, como pode ver nas imagens do vídeo.

Quanto chegou ao Max-Q, o ponto de máxima pressão dinâmica que o veículo consegue obter no espaço, deu-se a separação da cápsula, que aterrou com paraquedas no deserto, igualmente sem problemas. Rapidamente os técnicos chegaram ao local, colocaram a escada e fizeram a finalização da missão.

Durante a viagem esteve presente na cabine um manequim, curiosamente batizado de Mannequin Skywalker, na alusão ao próprio Darth Vader de Star Wars, Anakin Skywalker, juntamente com mais de 25 mil cartões em nome do Club of the Future, uma organização não lucrativa da Blue Origin.

Nota da Redação: Foi feita uma correção no nome do foguetão. Última atualização 7h36

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.