A Agência Espacial Europeia (ESA na sigla em Inglês) acaba de partilhar mais imagens do cometa, captadas pelos seus vários instrumentos, que mostram o percurso no sistema solar mas revelam também informação científica relevante para a compreensão do Universo, especialmente com os dados recolhidos do momento em que a Solar Orbiter atravessou a cauda do cometa. O cometa Leonard foi um dos destaques de dezembro para quem gosta de observar o céu mas ainda há mais para saber sobre este visitante do sistema solar.

O percurso do recém descoberto cometa foi seguido pelos vários instrumentos que os astrofísicos têm à sua disposição e não escapou aos olhares dos mais atentos, mas também foi acompanhado pela NASA e por amadores dedicados à fotografia espacial.

Uma das imagens é uma composição das fotografias captadas pelo Metis, a bordo da sonda Solar Orbiter. O cometa Leonard atravessou o campo de visão da câmaras nos dias 15 e 16 de dezembro. Há também uma visão usando as frequências ultravioleta.

Veja as imagens mais recentes do cometa Leonard

Quando o cometa Leonard fez a sua passagem mais perto da Terra, a 12 de dezembro, o momento foi aproveitado por vários fãs de fotografia, apesar da dificuldade de prever a visibilidade e luminosidade deste corpo celeste.

As imagens são o testemunho que fica desta visita

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.