![Nova metodologia pretende guiar ciclistas para trajetos urbanos menos poluídos](/assets/img/blank.png)
Uma equipa das Faculdades de Ciências e Tecnologia (FCTUC) e de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEFUC) da Universidade de Coimbra desenvolveram uma metodologia que pretende ajudar os ciclistas a identificar trajetos urbanos que estejam menos expostos a poluentes. Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o estudo foi realizado no âmbito do projeto Soft Modes Modelling in Urban Trips para incentivar e promover os modos de transporte ativos, onde se incluem andar a pé ou de bicicleta nas cidades.
O objetivo do estudo era identificar quais os trajetos mais adequados às pessoas, seja a nível do esforço, a distância, o tempo da viagem, e também, a sua exposição a poluentes que resultam, por norma, das emissões de tráfego.
O modelo realizado foi testado e validado em dois trajetos diferentes, sendo que a equipa calibrou a relação entre o esforço dos ciclistas e a inalação de poluentes, em laboratório. Foram tomadas em conta as características da pessoa, a bicicleta e o meio envolvente do trajeto. No local, foi utilizada uma bicicleta instrumentada. Os trajetos convergiram entre o Polo II e Polo I da Universidade de Coimbra, consistindo em seguir pela rua do Brasil e rua dos Combatentes da Grande Guerra; e um segundo pelo Parque Verde, rua Ferreira Borges e avenida Sá da Bandeira.
Os investigadores explicam que considerando os dois trajetos, concluiu-se que com um acréscimo de 5/6% na distância e tempo de viagem pelo Parque Verde, conseguiu-se uma redução de cerca de 30% de inalação de poluentes, ainda que o esforço era idêntico nos dois trajetos. Isso significa que, apesar da rota pelo Parque Verde ser mais longa, não exige qualquer esforço adicional.
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Isto significa que trajetos mais rápidos ou mais curtos podem não ser os melhores no que diz respeito à exposição a poluentes e esforço médio exigido, refere a investigadora Anabela Ribeiro, da FCTUC. Desta forma, a metodologia utilizada poderá ser uma ferramenta poderosa para ajudar as autarquias a tomarem decisões na instalação de ciclovias, tendo em conta a exposição da poluição.
O estudo encontra-se em novas fases de desenvolvimento e aprofundamento, para consolidar os resultados obtidos e revertê-los à utilidade pública. É possível ver o estudo completo neste endereço.
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