O rover chinês Zhurong chegou a Marte em maio de 2021. Apesar de ter dado início à sua missão de exploração, enviando para a Terra imagens, assim como vídeos e sons, o rover entrou em modo de hibernação em maio do ano passado. Agora, um novo conjunto de imagens captadas pelo Mars Reconnaissance Orbiter da NASA mostra o paradeiro do Zhurong.

As três imagens, registadas através do instrumento HiRISE do Mars Reconnaissance Orbiter, foram captadas a 11 de março de 2022, 8 de setembro de 2022 e a 7 de fevereiro de 2023, sobre a zona Utopia Planitia, onde o rover começou a sua missão.

Por onde anda o rover chinês Zhurong? Imagens mostram que está parado há meses em Marte
créditos: NASA/JPL-Caltech/UArizona

Como é possível verificar na primeira das imagens, o Zhurong, que surge como um pequeno ponto azulado, encontra-se ao centro e perto do topo. A segunda imagem foi captada alguns meses depois do rover ter entrado em hibernação: uma medida tomada para o proteger das duras condições do Inverno marciano, marcado por tempestades de poeira.

Recorde a chegada do rover Zhurong a Marte 

A última das fotos mostra o rover no mesmo lugar onde estava anteriormente. Para já, a China National Space Administration (CNSA) ainda não divulgou informação oficial acerca do que se passa com o rover. Os planos iniciais previam que o Zhurong saísse do modo de hibernação em dezembro de 2022, “acordando” automaticamente assim que as condições no Planeta Vermelho melhorassem.

China revela imagens, vídeos e sons captados pelo rover Zhurong em Marte
China revela imagens, vídeos e sons captados pelo rover Zhurong em Marte
Ver artigo

No entanto, de acordo com fontes contactadas pelo South China Morning Post, em janeiro deste ano, os cientistas ainda estavam à espera que o rover desse sinais de vida. As tempestades de poeira poderão ter comprometido o funcionamento dos painéis solares integrados no rover e, por consequência, a sua capacidade de gerar energia.

Ao que tudo indica, as equipas da missão tinham planeado usar a sonda Tianwen-1 para captar imagens do rover. Porém, segundo uma das fontes contactadas pelo jornal, os especialistas depararam-se com dificuldades ao descarregarem os dados recolhidos pela sonda.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre o Zhurong

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.