
A ESA explica que, pela primeira vez, os dois satélites da Proba-3, chamados Coronagraph e Occulter, conseguiram orbitar a uma distância de 150 metros um do outro durante várias horas, sempre precisarem de intervenção adicional por parte dos especialistas da missão em Terra.
Ainda no início deste ano, a primeira parte da missão foi cumprida com sucesso, com a equipa da Proba-3 a conseguir alinhar os dois satélites na formação certa, monitorizando-os à medida que a mantinham de forma autónoma. Agora, depois de vários ajustes e testes, a equipa alcançou a precisão que ambicionava.
Clique nas imagens para ver mais sobre a Proba-3
Como explica Raphael Rougeot, engenheiro da missão, a manobra de voo em formação é realizada a mais de 50.000 quilómetros da Terra. “Aqui, a força gravitacional da Terra é suficientemente fraca, sendo necessário pouco combustível para manter a formação”, detalha. Segundo o engenheiro, a formação é depois “desfeita” momentaneamente, voltando a repetir-se na órbita seguinte, num ciclo que se repete continuamente.
O objetivo é que os dois satélites se alinhem com o Sol, de modo a que o disco de 1,4 metros do Occulter crie uma sombra de aproximadamente 5 centímetros no instrumento óptico do Coronagraph. Através destes eclipses solares artificiais, os cientistas poderão estudar a atmosfera em torno do Sol, também conhecida como corona.
Teodor Bozhanov, engenheiro de sistemas de voo em formação, explica que a sequência realizada pelos satélites é iniciada pelo centro de controlo da Terra, que determina a sua localização exata.
Os propulsores são depois ativados e, a partir daí, os satélites tratam do trabalho sozinhos. Para ajudar a manter a precisão durante o processo é usado um instrumento, chamado Fine Lateral and Longitudinal Sensor (FLLS),
Com esta fase da missão já completa, a equipa avança para a próxima, que envolve a calibração dos instrumentos presentes nos satélites e a recepção da primeira imagem captada da corona solar.
Veja o vídeo
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
App do dia
DuckDuckGo tem uma nova ferramenta para conversar de maneira privada com chatbots de IA -
Site do dia
Phase é uma plataforma gratuita que ajuda designers a criar animações simples -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários