"A probabilidade de impacto do asteroide 2024 YR4 baixou para 0,004%. Espera-se que passe em segurança pela Terra em 2032", afirmou a agência espacial norte-americana na sua conta X. Depois de uma primeira avaliação que apresentava risco de colisão com a Terra, os números têm vindo a ser revistos nos últimos dias pela NASA e a ESA, com as probabilidades a baixar a cada cálculo

"As últimas observações reduziram ainda mais a incerteza da sua futura trajetória, e o leque de possíveis localizações onde o asteroide poderia estar a 22 de dezembro de 2032 afastou-se ainda mais da Terra", diz a NASA.

Também a Agência Espacial Europeia (ESA) baixou a probabilidade de impacto para 0,002%. No entanto, a agência continuou a aumentar a probabilidade de um impacto na Lua nesse dia específico de 2032 para 1,7%, o que continua a ser "muito baixa".

A NASA adiantou que vai continuar a observar o asteroide, entre outras coisas para obter informações sobre o seu tamanho para fins científicos.

"Embora este asteroide já não apresente um risco de impacto significativo para a Terra, o 2024 YR4 constituiu uma oportunidade inestimável para os especialistas da NASA e das instituições parceiras testarem a ciência da defesa planetária e os processos de notificação", afirma.

Descoberto no final de 2024 e chamado 2024 YR4, estima-se que o asteroide tenha entre 40 e 100 metros de largura e que esteja atualmente localizado a 43 milhões de quilómetros de distância.