Desta vez são 3,1 toneladas de carga que seguem em direção à Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) a bordo da uma cápsula Dragon da SpaceX que partiu esta madrugada na sua 27ª missão para a NASA. Se tudo correr como planeado, a chegada ao destino acontece quinta-feira, dia 16 de março, ao final da manhã.
A missão recém-lançada foi a terceira para esta cápsula Dragon em particular e a sétima para o primeiro estágio do foguetão Falcon 9, que a colocou em órbita, não devendo ser a última. O propulsor regressou com sucesso, pousando de forma precisa no navio drone da SpaceX “A Shortfall of Gravitas”, cerca de sete minutos e 45 segundos após a descolagem.
Veja as imagens
Entre as 3,1 toneladas de carga que seguem a bordo, a NASA destaca algumas experiências científicas, nomeadamente os estudos Cardinal Heart 2.0 e Engineered Heart Tissues-2, que usam pequenos dispositivos integrando células vivas que imitam funções de tecidos e órgãos humanos, com vista ao desenvolvimento de tratamentos de disfunção cardíaca.
Há igualmente experiências envolvendo sistemas líquidos de suporte à vida, biofilmes bacterianos, num estudo promovido pela ESA, ou a análise sobre possíveis origens de formas de vida, da responsabilidade da JAXA.
Entre a carga de reabastecimento segue também comida, incluindo algumas “guloseimas” para os astronautas, acostumados a comer alimentos conservados.
“As tripulações pediram algumas frutas frescas e queijos”, foi dito durante a conferência de imprensa de pré-lançamento. Maçãs, mirtilos, toranjas, laranjas tomates-cereja, além de diferentes queijos são alguns dos acepipes que estão a caminho da ISS.
A Estação Espacial não tem frigorífico e por isso a alimentação tem de ser criativa. Para além das experiências que permitiram criar alfaces no espaço, alguns momentos de refeições mais especiais têm sido partilhados, como a confecção de pizzas e tortilhas.
Veja o vídeo da "pizza party" na Estação Espacial Internacional
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários