A SpaceX anunciou que já tem uma data marcada para o lançamento dos próximos satélites que vão fazer parte da constelação Starlink. Após testes bem-sucedidos com o Falcon 9, a empresa vai voltar a usar o foguetão pela quarta vez, a 11 de novembro, para colocar em órbita mais 60 dispositivos.

A empresa vai também “reciclar” pela primeira vez a carenagem utilizada em missões anteriores, a qual protege a carga aquando da saída do foguetão da atmosfera terrestre. A estratégia de reutilização do material aeroespacial tem em vista a redução dos custos das viagens ao espaço, algo que pode ser atrativo para investidores e poderá, de acordo com Elon Musk, ser posta em prática nas futuras missões a Marte.

SpaceX recebeu aprovação para colocar satélites de internet em baixa órbita
SpaceX recebeu aprovação para colocar satélites de internet em baixa órbita
Ver artigo

O projeto da SpaceX quer cobrir o planeta com internet de alta velocidade, a qual será 50% superior à que a fibra ótica oferece atualmente. Em maio deste ano, após várias tentativas falhadas, a empresa lançou para a órbitra da Terra os primeiros 60 satélites de telecomunicações. Contudo, a comunidade científica está preocupada com os “inconvenientes” que a constelação poderá vir a causar.

Inicialmente, a rede Starlink seria composta por 12.000 satélites a serem lançados pelo Falcon 9 de forma faseada. No entanto, a empresa decidiu, em outubro deste ano, pedir uma autorização à International Telecommunication Union para lançar mais 30.000 pequenos dispositivos, chegando ao todo aos 42.000.

Elon Musk já utiliza o Twitter através do serviço de internet dos satélites Starlink
Elon Musk já utiliza o Twitter através do serviço de internet dos satélites Starlink
Ver artigo

Para já, a constelação Starlink já está funcional, tal como revelou Elon Musk através de uma mensagem no Twitter. O entusiasmo do “patrão” da SpaceX é um sinal de que os seus planos para a construção de um serviço de internet rápida e mais barata para todo o planeta estão no bom caminho, ainda que não tenham sido revelados os planos imediatos para o serviço.