É já esta noite que ocorre a segunda das superluas de agosto. Considerada como a maior e mais brilhante deste ano, a superlua azul surge após a Lua Cheia do Esturjão, que brilhou no céu logo no início do mês, resultando em imagens impressionantes captadas por fotógrafos um pouco por todo o mundo.

Esta noite a Lua estará a 357.344 quilómetros de distância da Terra, motivo pelo qual parecerá maior do que o habitual. No perigeu, isto é, o ponto da órbita em que está mais próximo da Terra, a Lua pode parecer até 7% maior e até 15% mais brilhante. A NASA ajuda a explicar as diferenças no vídeo que se segue.

Veja o vídeo 

Em Portugal, o fenómeno será visível a partir do final do dia, atingindo o seu pico na madrugada de 31 de agosto, pelas 02h30 (hora de Lisboa). Se não quer perder este fenómeno em todo o seu esplendor, é recomendável que escolha um ponto de observação num local mais escuro e que esteja longe da poluição luminosa das cidades.

Prepare-se para a maior lua cheia de 2023. É “azul” e chega na noite desta quarta-feira
Prepare-se para a maior lua cheia de 2023. É “azul” e chega na noite desta quarta-feira
Ver artigo

Para os entusiastas da observação astronómica, a NASA recomenda a utilização de binóculos ou de um telescópio para apreciar com mais detalhe.

Por outro lado, se está num local que não reúne as condições ideais de observação, sempre pode acompanhar o fenómeno online, através do Virtual Telescope Project, que fará uma transmissão ao vivo, captada a partir de Roma.

Note que, embora esta superlua tenha um nome curioso, o mesmo não se relaciona com uma mudança de cor do satélite natural da Terra. A NASA explica que a definição de uma Lua Azul mudou com o passar do tempo, com a mais recente, cunhada em 1946 pela revista Sky & Telescope, a referir-se à segunda Lua Cheia que decorre num mês.

A agência espacial norte-americana detalha que o intervalo de tempo entre superluas azuis pode ser bastante irregular, podendo ir até 20 anos. Mas, de modo geral, o intervalo observado ronda em média 10 anos. A próxima superlua azul será um fenómeno em “par”, acontecendo em janeiro e depois em março de 2037.

Aproveite para recordar as melhores fotografias da Lua Cheia do Esturjão