As candidaturas para viver em Mars Dune Alpha estão abertas. Trata-se de um habitat isolado, impresso em 3D, onde uma tripulação de quatro pessoas vai realizar diferentes experiências de simulação para apurar reações possíveis – sociais e científicas – em futuros voos humanos a Marte.

O habitat terá quatro espaços privados para a tripulação, áreas de trabalho e áreas comuns de descanso, um centro médico, uma cozinha e espaços para cultivo de alimentos

A série de missões – conhecida como Crew Health and Performance Exploration Analog, ou CHAPEA – prevê três simulações de estadias de um ano na superfície de Marte, a partir do Johnson Space Center da NASA, a primeira com início no outono de 2022, a segunda em 2024 e a terceira em 2025.

No habitat serão simulados os desafios de uma missão verdadeira ao planeta vermelho, incluindo limitações de recursos, falhas de equipamento, atrasos nas comunicações e outros fatores que possam causar stress e pressão aos intervenientes.

Entre as tarefas analisadas estão as caminhadas espaciais simuladas com uso de realidade virtual e controlos robóticos, o cultivo de alimentos, a preparação e consumo de refeições, exercício físico, atividades de higiene, trabalhos de manutenção, tempo pessoal, trabalho científico e observação do sono.

Os resultados fornecerão dados científicos importantes para validar sistemas e desenvolver soluções sobre uma variedade de fatores, que vão desde a saúde física e comportamental dos astronautas análogos ao desempenho técnico das ferramentas e dispositivos.

Os candidatos devem ser cidadãos norte-americanos ou ter visto de residência permanente, com idades compreendidas entre os 30 e os 55 anos, com mestrado nas áreas STEAM. É igualmente exigido dois anos de experiência profissional no setor ou de 1.000 horas de pilotagem de aeronaves.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.