O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Teve uma descida acidentada em que perdeu um dos seus motores, mas conseguiu comunicar com a Terra. Só que depois não estava a ser capaz de gerar energia a partir das suas células solares, um problema que estará agora resolvido.
O Irão fez ontem o lançamento de três satélites para o espaço, pela primeira vez simultaneamente, depois de o recente lançamento do seu primeiro satélite de elevada altitude orbital ter aumentado o atrito com parte da comunidade ocidental.
Se as imagens de galáxias, nebulosas, planetas, asteroides e outros objetos cósmicos pudessem ser transformadas em música como soariam? É ouvir o que a NASA faz no “álbum” de sonificação do telescópio Hubble, que acaba de ganhar uma nova “faixa”.
Uma nova imagem captada pelo James Webb mostra a nebulosa N79, na Grande Nuvem de Magalhães, uma área com uma composição química semelhante à das gigantescas regiões de formação estelar observadas quando o Universo era jovem.
O contacto com o Ingenuity tinha sido perdido no final do seu 72º voo. Recorde-se que quando o pequeno helicóptero começou a explorar os céus em Marte, em abril de 2021, estavam previstos apenas cinco voos de demonstração da tecnologia.
Chama-se Ouroborous-3 e usa o calor gerado pela combustão para derreter a fuselagem de plástico, que serve como um dos combustíveis. O projeto tem vindo a ser testado desde 2018 e, agora, os cientistas querem fazer melhorias ao sistema e aumentar a escala do projeto.
O asteroide com cerca de um metro entrou na atmosfera terrestre na madrugada deste domingo e, como antecipado pela NASA, ardeu (sem perigo) como uma bola de fogo nos céus do leste da Alemanha.
Depois de conseguir pousar no solo da Lua esta sexta feira, a sonda da JAXA está agora sem energia, depois da agência espacial japonesa ter desligado a bateria, uma operação que estava planeada.
Depois de um primeiro adiamento, a Axiom Space está confiante no lançamento, esta quinta-feira, do Ax-3, o voo que marca a estreia da primeira missão espacial comercial com um astronauta da ESA, Marcus Wandt.
Três investigadores portugueses receberam hoje bolsas de 150 mil euros do Conselho Europeu de Investigação na categoria Proof of concept, na terceira ronda do concurso de 2023.
O microrganismo, que pertence ao grupo das arqueobactérias e pode ser encontrado em ambientes pobres em oxigénio, como os fundos marinhos, os arrozais e os estômagos dos ruminantes, vai ser exposto a radiações cósmicas, microgravidade e temperaturas extremas.
A descoberta deste buraco negro, a devorar a sua galáxia anfitriã GN-z11 e com uma massa 1,6 milhões de vezes superior à do Sol, foi feita graças ao telescópio espacial James Webb e desafia as teorias cosmológicas.
A Ax-3 será a primeira missão espacial comercial com um astronauta da ESA. Marcus Wandt segue com mais três companheiros à boleia da Crew Dragon, da SpaceX, e leva “na bagagem” a experiência Muninn.
Os jogadores mais expostos aos ruídos extremos dos videojogos podem sofrer dos mesmos problemas auditivos que quando estão expostos a concertos de música.
A análise completa às amostras do asteroide Bennu tem estado à distância de dois fixadores, que não se conseguiam remover do mecanismo que as transportou do espaço. Está vencido o desafio, anunciou agora a NASA, que explica como.
O módulo lunar de uma empresa privada está a seguir para a Terra e irá provavelmente ser destruído pela atmosfera, após falhar a primeira tentativa norte-americana de chegar à Lua em 50 anos, admitiu a Astrobotic.
Os cientistas europeus já tinham partilhado na semana passada que as temperaturas do Planeta tinham atingido os níveis mais elevados de que havia registos e agora a NASA confirma que ficaram 1,2 graus Celsius acima dos dados base. O período de Junho a Dezembro foi mesmo o mais extremo em termos de c
Uma nova explosão de rádio rápida captada pelo Hubble é ainda mais estranha do que o normal. Já ganhou o título do evento do género mais distante e poderoso até à data, além de ter escolhido um lugar muito pouco provável para acontecer.
Está desvendado um novo mistério cósmico que aponta para a ligação direta entre as mortes explosivas de estrelas de grande massa e a formação dos objetos mais enigmáticos do Universo: buracos negros e estrelas de neutrões.
Neste momento imprevisíveis, as chamadas flares ou erupções solares são explosões que podem atingir a Terra em apenas oito minutos, transportando partículas energéticas capazes de afetar os serviços de comunicações, por exemplo.
A FCT fez as contas e cinco anos após a obtenção do grau de doutores, 65% dos bolseiros eram docentes/investigadores. Setenta e cinco por cento dos doutorados que tiveram bolsa nos anos 90 é atualmente docente.
O ano passado foi o mais quente no planeta Terra desde que há registos e por uma margem substancial. Mais do que isso: 2023 foi provavelmente o mais quente dos últimos 100 mil anos.
A primeira foto enviada pelo Peregrine teve um sabor agridoce: o registo que marcou a estreia da câmara do módulo espacial também confirmou uma anomalia no sistema de propulsão que vai impedir a missão de chegar à Lua.