O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Alerta astrónomos amadores: a NASA quer ajuda para “olhar” para os gigantes gelados Urano e Neptuno em setembro. As observações feitas vão juntar-se aos registos da sonda New Horizons e do telescópio espacial Hubble.
A sonda enviada pela Índia chegou hoje à Lua e já partilhou a primeira fotografia, depois de ter garantido lugar na pequena lista de países que conseguiram “tocar” a superfície do satélite natural da Terra.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, felicitou o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, pela alunagem bem-sucedida da sonda Chandrayaan-3, classificando a Índia como "pioneira na exploração espacial".
A Índia juntou-se à pequena lista de países que conseguiram “tocar” a superfície da Lua. Até agora só os Estados Unidos, a antiga União Soviética e a China tinham tido sucesso na empreitada.
O telescópio espacial voltou a provar a qualidade de resolução e sensibilidade espectral com novas imagens da conhecida Nebulosa do Anel, situada na constelação de Lira a cerca de 2.500 anos luz da Terra. As fotos do James Webb mostram detalhes da estrutura que contém mais de 20 mil glóbulos densos,
A edição mais recente do concurso de projetos de computação avançada da FCT abriu as portas a 86% dos projetos que manifestaram interesse em usar a rede Nacional de Computação Avançada. Têm até dois anos para acelerar investigações nestas plataformas.
A sonda espacial Luna-25 ia à procura de vestígios de água gelada no satélite natural da Terra, naquela que era a primeira missão da Rússia à Lua em quase meio século.
A Rússia tem em marcha a sua primeira missão espacial à Lua desde 1976, ainda era URSS. A Luna-25 vai procurar vestígios de água gelada no satélite natural da Terra, mas antes disso mostra as “vistas” da órbita lunar.
No 55º voo, o pequeno helicóptero conseguiu percorrer uma distância de 264 metros, a uma altitude de 10 metros, durante quase 143 segundos. O anterior foi também bem-sucedido, no entanto, nem todos os voos do Ingenuity têm decorrido sem problemas.
A investigação procura compreender como a música estimula o cérebro, tendo conseguido replicar um dos temas de Pink Floyd através da recolha de dados neurais de 29 pacientes que ouviram a música da banda.
Há cada vez mais dispositivos no Espaço: só em 2022 foram lançados mais satélites do que em qualquer ano anterior. Entre novos e “velhos”, poucos abandonam as respetivas órbitas no final das suas vidas.
A sonda vai voltar a usar a gravidade de Vénus para estreitar a sua órbita em redor do Sol. A futura passagem será a mais próxima do astro-rei até agora.
Conhece a expressão “photobomb”? Um termo em inglês usado para dizer que alguém (ou algo) aparece na foto sem ser convidado, ao género do nosso “emplastro” em Portugal. Numa das últimas imagens do supertelescópio James Webb é precisamente isso que acontece.
O fenómeno, que teve o seu início no dia 17 de julho, tem tudo para ser uma das três melhores chuvas de meteoros do ano e o seu pico decorre na noite de 12 para 13 de agosto. Aproveite também para espreitar algumas das imagens da chuva de estrelas captadas pela Rede de Observação de Meteoros do Rein
A par de Cinfães e Mangualde, Odemira é um dos pontos críticos com "ocorrências significativas” de incêndios. Estima-se que o fogo tenha atingido uma área de cerca de 7 mil hectares, com 1.424 pessoas a serem retiradas das zonas mais perigosas.
Já em 27 de julho, mesmo antes do final do mês, os cientistas tinham considerado "extremamente provável" que este fosse o mês mais quente de que há registo, no conjunto de todas as estações.
Para viver na Lua ou em Marte, vai ser preciso um sistema de ar condicionado que possa funcionar a longo prazo em gravidade reduzida a temperaturas centenas de graus acima ou abaixo das existentes na Terra.
A Rússia vai retomar na sexta-feira o programa lunar que interrompeu em 1976 com o lançamento da estação espacial Luna-25, anunciou hoje a agência espacial russa Roscosmos.
O Aeolus acabou por reentrar sobre a Antártida, com a maior parte do satélite a arder durante este processo. De acordo com dados da ESA, os fragmentos que restaram poderão ter caído nesse território seis minutos depois da entrada na atmosfera.
Pedro Gouveia e a sua equipa estão a desenvolver no Centro Champalimaud tecnologias imersivas combinadas com Inteligência Artificial para o tratamento de cancro da mama. O cirurgião acredita que há uma ligação virtuosa entre a inovação e investigação e quer criar um dispositivo médico para reduzir a
Os projetos de investigação na área do cancro de mama já recorrem a tecnologias avançadas para dar aos cirurgiões mais informação na cirurgia mas também novas opções às doentes. O projeto MetaBreast e o Digital Surgery Lab na Fundação Champalimaud estão a criar o bloco operatório do futuro e vão ter