A proposta foi aprovada com 626 votos favor (em 687 possíveis) e sem emendas à versão original do texto. No essencial prevê um reforço das competências da ENISA na definição e implementação no terreno das medidas que figuram da estratégia europeia para a cibersegurança.



Prevê-se que a agência garanta uma maior ligação aos Estados-membros, com uma intervenção mais efetiva nas medidas e ações levadas a cabo por cada país, em defesa de ciberameaças.



A nova legislação atribui novas competências à ENISA na assistência aos Estados-membros para a execução de medidas que levem ao terreno as orientações da já aprovada estratégia para a cibersegurança.



A ligação da ENISA com outros organismos críticos para a cibersegurança europeia, como a Europol, também está prevista na proposta agora aprovada pelos deputados europeus. Para cumprir as novas tarefas a estrutura da agência e os seus recursos também serão reforçados.


Neste momento a ENISA é essencialmente um centro de recursos para instituições europeias que reúne especialistas em segurança de vários países da União e que desenvolve estudos e análises que procuram identificar falhas e pontos de melhoria nos sistemas de informação europeus, fornecendo recomendações com base nesses dados.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.