A parceria estratégica entre os dois grupos prevê a colaboração no desenvolvimento de uma nova geração de tecnologias de sistemas de condução assistida, condução autónoma em autoestradas e estacionamento autónomo, detalha um comunicado divulgado pela BMW.
O documento precisa que o objetivo é criar soluções de condução autónoma de nível 4. Isto significa que a automação é quase total e que o sistema de condução se encarrega da generalidade das opções e decisões, embora a presença humana continue a ser exigida no veículo, para intervir em situações excecionais.
BMW e Daimler admitem que estão também a discutir um aprofundamento da parceria a outras áreas, que pode levá-las a juntar esforços também no desenvolvimento de soluções de automação para ambientes urbanos.
Para já, a colaboração vai estar focada “no desenvolvimento de uma arquitetura escalável para sistemas de condução assistida, incluindo sensores, e num data center conjunto para guardar, administrar e processar dados”, explica-se. Será apoiada por uma equipa de 1.200 especialistas em condução autónoma, distribuídos pelos centros de inovação da BMW, da Mercedes e da Daimler.
O acordo agora assinado é uma parceria não exclusiva, o que significa que pode vir a integrar outros parceiros e que a tecnologia desenvolvida pelas duas empresas pode vir a ser licenciada a terceiros.
Os primeiros resultados comerciais da cooperação vão surgir em 2024 mas, à parte da parceria, ambas as empresas tinham já um roadmap definido para a condução autónoma, com a BMW a prever o lançamento de um carro autónomo de nível 3 para 2021 e a Daimler a preparar um programa piloto de condução autónoma urbana com a Bosch, que será lançado ainda este ano, como sublinha o Engadget.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mais de 50 imagens incríveis da Terra e do Espaço que marcaram 2024 -
App do dia
Aplicação Ruler AR: uma ferramenta útil para medições de interiores -
Site do dia
Já foi a um PubhD? Conte com conversas das ciências às artes acompanhadas de "um copo" -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários