
A WiTricity está a trabalhar em parceria com a General Motors para desenvolver novas tecnologias de carregamento sem fios para veículos elétricos.
A empresa norte-americana, nascida no seio do MIT para concretizar soluções de carregamento wireless, já dispõe de um protótipo capaz de aplicar a ideia ao mundo automóvel e está a estudar formas de o colocar à disposição dos condutores.
Em oficina, os investigadores da tecnológica desenvolveram uma solução chamada Drive 11 que consiste numa placa de transferência de eletricidade, semelhante às que já existem para smartphones, e que pode ser instalada debaixo de um substrato sem interferência na qualidade do carregamento. A ideia passa por integrar estas placas em parques de estacionamento para que o carregamento seja feito mediante o simples ato de estacionar o carro. Por agora, o protótipo funciona a 7.7 kW e 11 kW de potência.
O sistema é compatível com viaturas de todas as marcas, segundo um comunicado da WiTricity, e tanto a Toyota como a Delphi já estão em conversações com a empresa para acordar os trâmites dos acórdãos de licenciamento.
Este parece ser um passo natural no desenvolvimento de tecnologias para o sector da mobilidade elétrica, uma vez que tornaria mais fácil o processo de carregamento, tornando obsoletos todos os cabos que, hoje, ainda são necessários à tarefa.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
App do dia
Construa um posto de gasolina e faça a manutenção dos automóveis em Gas Station Simulator Tycoon -
Site do dia
Ferramenta Loom permite gravar o ecrã rapidamente com um clique -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários