Em semana de CES 2022, a Acer apresentou uma nova gama de Chromebooks direcionados a diferentes utilizações, seja para uso familiar, em ambiente escolar ou para profissionais que continuam a adotar o trabalho híbrido devido às medidas de contenção da pandemia. Os modelos são disponibilizados em três tamanhos e formatos, destacando-se o áudio e vídeo tanto para entretenimento como o uso em videoconferências. Mas a segurança e privacidade foram também pontos de foco nos novos modelos.

O primeiro modelo é o Acer Chromebook Spin 513, construído em alumínio, este modelo foi desenhado para ser robusto, para os estudantes transportarem para a escola. E até tem certificação militar MIL-810H para que seja resistente a quedas ou incidentes.

No seu interior pode encontrar um processador MediaTek Kompanio 1380 com oito núcleos para ajudar no multi tasking. Promete ainda uma bateria com uma autonomia de 10 horas, para quem precisa de ter o computador operacional o dia todo. Tem ainda conetividade Wi-Fi 6 e o seu teclado é retroiluminado. Tem uma porta USB-C para ligar periféricos, mas também para transferir dados e carregamento de energia de outros equipamentos móveis.

Veja na galeria as imagens da nova série de Chromebooks da Acer:

O computador tem um ecrã com tecnologia VertiView de 13,5 polegadas, com um formato de 3:2 polegadas, oferecendo aos utilizadores 18% mais espaço vertical no ecrã, antes de necessitar de arrastar a imagem. Tem ainda molduras laterais finas de 7,7 mm, garantindo um ecrã com uma resolução de 2256x1504. O modelo pode ser transformado em tenda, para que pouse para ver um filme, por exemplo, rodar o ecrã para se transformar num tablet, entre os modos convencionais.

Por fim, o modelo aposta em tecnologia de áudio DTS, prometendo som com maior qualidade e sem distorção, ideal para chamadas de vídeo em trabalho e escola, mas também para entretenimento. O computador tem um par de microfones virados para cima para tentar captar melhor a voz dos utilizadores.

O modelo chega ao mercado em abril, com preços a começar nos 649 euros.

Quanto ao Acer Chromebook 315, o destaque vai para o seu ecrã IPS antirreflexos de 15,6 polegadas, ideal para utilização em exteriores, como a varanda ou o jardim, assim como locais muito iluminados. O modelo tem uma versão com ecrã tátil opcional, para quem precisa de escrever diretamente ou navegar de forma mais rápida. O chassis generoso permite um teclado com sistema numérico inserido, mais uma vez direcionado a profissionais e estudantes que o necessitem.

O modelo oferece uma webcam com HDR, com um campo de visão amplo e tecnologia de redução do efeito flare, além de incluir um par de microfones. O sistema de áudio DTS é igualmente ideal para conteúdos multimédia, mas também para videoconferências. No interior tem os mais recentes processadores da Intel, assim como ligação Wi-fi 6, duas portas USB-C Gen 2 e um leitor de cartões MicroSD. A Marca promete uma autonomia de horas de uso com um carregamento.

A Acer realça a introdução do touchpad OceanGlass, salientando a sua construção ecológica a partir de resíduos plásticos que poderiam ir parar ao oceano. Estes resíduos foram reciclados numa textura de vidro, garantindo “um feedback tátil elegante e reativo, contribuindo para a redução dos plásticos à deriva no oceano”.

Acer Chromebook 315

O computador chega ao mercado no final do primeiro trimestre do ano, com preços a começar nos 399 euros.

O terceiro modelo da nova família é o Acer Chromebook 314, que foi desenhado para estudantes e famílias com crianças em idade escolar. Também está equipado com os processadores de última geração Intel, tem certificação militar MIL-STD 810H e uma autonomia de bateria de 10 horas. Tem um ecrã FHD IPS de 14 polegadas, com um revestimento antirreflexo, para ser usado em ambientes com muita luz brilhante. Tem molduras laterais estreitas, de 8,1 mm, tornando o modelo compacto, mas com boa área de imagem. O modelo tem igualmente uma versão opcional com ecrã tátil, mas com touchpad OceanGlass.

Tem dois microfones incorporados, assim como uma webcam com redução de efeito flare e ainda diminuição de ruído temporal, para que as imagens tenham mais qualidade em locais pouco iluminados. É suportado por áudio DTS e fica completo com duas portas USB-C, Wi-fi 6 para que possa ligar-se a diferentes periféricos.

Este modelo chega às lojas em abril, com preços a começar nos 369 euros.

Aspire Vero National Geographic Edition para contribuir para um futuro melhor

Além dos componentes ecológicos disponíveis em alguns dos modelos de Chromebook apresentados, a Acer revelou ainda o Aspire Vero National Geographic Edition. Esta linha de portáteis é a resposta da marca a um futuro mais sustentável, com modelos construídos a partir de materiais reciclados. Esta linha serve de cartão-de-visita da Acer ao seu compromisso com o meio ambiente, no seu programa Earthion. A marca espera adotar o uso de 20-30% de materiais recicláveis até 2025. As vendas desta edição especial do portátil revertem para a National Geographic Society.

O computador portátil tem um chassis construído com 30% de plástico reciclado pós-consumo, 50% nos seus ecrãs, tendo sido também desenhado para ser atualizado ou reparado. “Estamos satisfeitos com a receção que o Aspire Vero teve tanto dos utilizadores como dos media, e esperamos que os nossos esforços encorajem os partners e colegas da indústria a tomarem medidas semelhantes na sua própria capacidade”, destaca James Lin, General Manager da Acer para a área de negócio de produtos.

Veja na galeria as imagens do Aspire Vero National Geographic Edition:

O portátil tem um design com a marca da moldura amarela da National Geographic impressa na base do seu chassis, à direita do teclado e a embalagem lembra igualmente o logotipo da instituição sem fins lucrativos. Esta pode ser usada para guardar objetos e uma das suas partes serve de base ao próprio portátil na secretária, caso deseje levantá-lo um pouco. Esta foi construída com mais de 85% de papel reciclado, entre outros elementos igualmente fabricados em produtos retirados da Natureza.

A marca salienta a facilidade de chegar ao seu interior, com uma tampa aparafusada com 11 parafusos Phillips, permitindo substituir as memórias RAM e o SSD. Tem ainda no interior um processador Intel Core de 11ª geração, suportados pela plataforma gráfica Iris Xe. Tem conetividade wireless Wi-Fi 6, assim como uma porta USB-C e duas USB-A 3.2 Gen1.

O Aspire Vero National Geographic Edition chega às lojas em março, com preços a começar nos 899 euros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.