Há uma nova funcionalidade a caminho do ChatGPT. O popular chatbot da OpenAI vai passar a ter memória, algo que lhe permitirá recordar pormenores mencionados anteriormente, para evitar que os utilizadores tenham de repetir informação durante as conversas.

A OpenAI explica que através desta funcionalidade, que está a ser testada, os utilizadores têm controlo da memória do ChatGPT. Será possível dizer ao chatbot para recordar uma determinada informação ou, então, pedir para que esqueça certos pormenores. À medida que conversa com o ChatGPT, a sua memória vai melhorando, afirma a tecnológica.

A funcionalidade de memória poderá ser configurada através das definições do chatbot, sendo possível desativá-la totalmente. É também possível apagar memórias que não sejam relevantes ou eliminá-las por completo através desta secção.

ChatGPT | Funcionalidade de memória
créditos: OpenAI

A OpenAI realça que as memórias do ChatGPT evoluem tendo em conta as interações com os utilizadores e não estão ligadas a uma conversa específica. “Apagar uma conversa não apaga as suas memórias”, afirma a empresa, acrescentando que é necessário eliminar a memória em si.

A tecnológica indica também que poderá utilizar conteúdo disponibilizado pelos utilizadores, incluindo memórias, para melhorar o desenvolvimento dos seus modelos de IA, lembrando que a partilha de informação com a empresa pode ser configurada a partir das definições do chatbot.

Os utilizadores que desejem falar com o ChatGPT sem usar a funcionalidade de memória podem fazê-lo através das conversas temporárias que, segundo a OpenAI, não ficam gravadas no histórico e não serão usadas para treinar os modelos de IA da empresa.

ChatGPT já tem versões para (quase) tudo agora agregadas numa loja
ChatGPT já tem versões para (quase) tudo agora agregadas numa loja
Ver artigo

Mas o ChatGPT não será o único a ganhar memória. Os GPTs, as versões personalizadas do chatbot para diferentes funções também serão capazes de se lembrar de pormenores específicos e de esquecer outros menos relevantes.

De acordo com a OpenAI, a funcionalidade de memória vai começar a chegar a um conjunto limitado de utilizadores da versão gratuita e paga do ChatGPT ao longo desta semana. Em breve, a empresa tenciona partilhar mais sobre os planos de implementação mais alargados.