A Cisco lança no início do próximo ano um tablet vocacionado para o mercado de empresas. O dispositivo, que foi ontem revelado pela empresa, vai suportar o sistema operativo da Google, o Android, e integrar com as aplicações colaborativas e de comunicação da Cisco, residentes no desktop.


O tablet, desenhado para facilitar o acesso a aplicações empresariais e comunicações em tempo real, pesará cerca de meio quilo e terá um ecrã VGA de 17,8 centímetros, medidas que, em ambos os casos, o tornam mais elegante que o iPad da Apple. A autonomia da bateria será de oito horas.
O novo Cius (cujo nome a empresa explica que deve pronunciar-se see us) terá ainda duas câmara: uma frontal, de alta definição com suporte para vídeo streaming em HD e uma outra de cinco megapixéis.


De acordo com informação disponibilizada pela Cisco, o Cius permitirá ainda produzir, editar e partilhar conteúdos guardados localmente ou na Internet. A conectividade será garantida por ligação WiFi e 3G, que no futuro pode converter-se em 4G.


"Esta plataforma pode transformar a forma como os profissionais de saúde prestam cuidados, os retalhistas entregam experiências aos consumidores ou os professores universitários ensinam os seus alunos", define Tony Bates, vice-presidente sénior da Cisco, citado pela imprensa internacional.


WebEx Connect, WebEx Meeting Center e Presence serão algumas das aplicações da empresa com integração garantida com o novo dispositivo, que deverá começar a ser testado por grupos de utilizadores empresariais já no terceiro trimestre do ano, embora a chegada às lojas só esteja prevista para o primeiro trimestre de 2011. Informação sobre preços não foi ainda revelada.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.