Já se sabe algumas especificações da PlayStation 5, nomeadamente o armazenamento SSD, a memória e outras características técnicas que deixam os fãs de videojogos a salivar, aguardando o próximo Natal com antecipação. Porém, a Sony nunca se pronunciou sobre o comando da PS5, o DualShock 5 (nome ainda por confirmar, claro). Tudo o que se vai sabendo é através dos vários rumores relacionados com patentes que são registadas, que dão uma ideia das tecnologias previstas para o comando, mas longe de serem a prova de que estas vão mesmo ser introduzidas.

A patentscope recebeu esboços de uma patente registada para um sistema de carregamento wireless para o comando da PlayStation. Trata-se de um adaptador que pode ser encaixado no comando e dessa forma ser acoplado numa base de carregamento da bateria sem fios. O curioso é que esse acessório tem botões semelhantes aos do próprio comando, sugerindo que possam ser utilizados para jogar enquanto encaixado. A razão disso é que o acessório possa igualmente funcionar como um power bank, continuando a alimentar a bateria do comando, prolongando assim a sua autonomia.

Fala-se ainda que essa base wireless possa acomodar mais que um DualShock 5 enquanto carrega. Ainda no início do mês falou-se também de uma patente relacionada com um microfone embutido no comando, para que os utilizadores dessem comandos de voz à consola. Os sensores hápticos do comando, a única funcionalidade oficialmente confirmada pela Sony, vão dar feedback aos utilizadores sobre o processamento dos comandos vocais.

Mas há outras patentes relacionadas com o DualShock 5. Em novembro foi revelado um documento com um design com a ausência da barra de luz, introduzindo gatilhos ligeiramente maiores e um painel tátil mais saliente. Há mesmo rumores de que o painel tátil possa ser um ecrã OLED. Há também um periférico revelado como acessório à PlayStation 5, uma espécie de painel para consultar email, reproduzir música e até jogos. O acessório parece uma espécie de Game Boy, com funcionalidades multimédia. Por fim, o contexto dos gatilhos traseiros programáveis, que tudo indica estarão inseridos de raiz no próximo comando, e não o acessório que saiu recentemente para a PlayStation 4.