Com a pandemia de COVID-19 e a crise de escassez de semicondutores e outros componentes essenciais a aumentarem os preços e a atrasarem lançamentos, a compra de consolas de videojogos em segunda mão passou a ser vista como uma opção a considerar para muitos gamers.

De acordo com dados da Cash Converters, entre 2021 e 2022, foi possível registar um aumento de 6% na venda de consolas em segunda mão. Ao longo do ano passado foram vendidas 7.907 consolas. Já entre janeiro e julho deste ano o número subiu para 8.402.

A pensar em quem está à procura de uma consola a um preço mais “amigável” para a carteira, assim como nos gamers mais nostálgicos, a marca revela quais são as cinco consolas mais vendidas em segunda mão.

Clique nas imagens para ver quais são as cinco consolas mais vendidas em segunda mão

  • Nintendo SWITCH

Lançada em 2017, a Nintendo Switch lidera a lista das consolas mais compradas em segunda mão. Desde que chegou ao mercado, a Switch tem vindo a ganhar múltiplos fãs, sobretudo pela sua capacidade híbrida. Com o passar do tempo, a consola foi ganhando várias edições temáticas, com a mais recente, que chega a 3 de agosto, a ser dedicada a Splatoon 3, assim como uma versão Lite e, mais recentemente, uma com ecrã OLED.

  • PlayStation 4 Slim

A ocupar o segundo lugar do ranking está a PlayStation 4 Slim, que chegou ao mercado em 2016. A consola afirma-se como uma versão mais compacta e leve do modelo original lançado em 2013, com uma atualização ao hardware, prometendo um desempenho 34% superior ao da sua antecessora.

  • PlayStation 4

A PlayStation 4 original fecha o “pódio” de consolas mais vendidas em segunda mão. A consola foi a primeira da Sony a contar com uma Unidade de Processamento Acelerado (UPA) AMD x86-64, para um melhor desempenho, ajudando a impulsionar o gaming a 4K com sistemas HDR10 e permitindo ainda uma maior interatividade entre equipamentos e serviços através da PlayStation App.

Com a crise de escassez de semicondutores a afetar a produção de consolas de nova geração, a Sony planeia continuar a produzir a PlayStation 4 e espera-se que fabrique, pelo menos, mais de um milhão de equipamentos ao longo de 2022.

  • Nintendo Wii

Lançada em 2006 para competir com a Xbox 360 da Microsoft e a PlayStation 3 da Sony, a Nintendo Wii ocupa o quarto lugar do ranking de consolas mais vendidas em segunda mão. A consola introduziu o Wii Remote, com sensores de movimento, abrindo a porta a uma miríade de acessórios para jogos, de entre os quais se destaca Wii Sports, que, recentemente, ganhou até uma nova versão para a Switch.

  • PS2 Slim

Na quinta posição do ranking encontra-se a PlayStation 2 Slim, lançada no ano 2000 como a sucessora do modelo original. A PlayStation 2 manteve-se muito popular no mercado do gaming, com os seus jogos a serem a ser produzidos mesmo depois do lançamento da PlayStation 3, num ciclo de produção que só cessou em 2012, com o fim do fabrico da consola.

Clique nas imagens para ver quais são as 10 consolas de videojogos mais vendidas de sempre

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.