Com a pandemia de COVID-19 e a crise de escassez de semicondutores e outros componentes essenciais a aumentarem os preços e a atrasarem lançamentos, a compra de consolas de videojogos em segunda mão passou a ser vista como uma opção a considerar para muitos gamers.
De acordo com dados da Cash Converters, entre 2021 e 2022, foi possível registar um aumento de 6% na venda de consolas em segunda mão. Ao longo do ano passado foram vendidas 7.907 consolas. Já entre janeiro e julho deste ano o número subiu para 8.402.
A pensar em quem está à procura de uma consola a um preço mais “amigável” para a carteira, assim como nos gamers mais nostálgicos, a marca revela quais são as cinco consolas mais vendidas em segunda mão.
Clique nas imagens para ver quais são as cinco consolas mais vendidas em segunda mão
- Nintendo SWITCH
Lançada em 2017, a Nintendo Switch lidera a lista das consolas mais compradas em segunda mão. Desde que chegou ao mercado, a Switch tem vindo a ganhar múltiplos fãs, sobretudo pela sua capacidade híbrida. Com o passar do tempo, a consola foi ganhando várias edições temáticas, com a mais recente, que chega a 3 de agosto, a ser dedicada a Splatoon 3, assim como uma versão Lite e, mais recentemente, uma com ecrã OLED.
- PlayStation 4 Slim
A ocupar o segundo lugar do ranking está a PlayStation 4 Slim, que chegou ao mercado em 2016. A consola afirma-se como uma versão mais compacta e leve do modelo original lançado em 2013, com uma atualização ao hardware, prometendo um desempenho 34% superior ao da sua antecessora.
- PlayStation 4
A PlayStation 4 original fecha o “pódio” de consolas mais vendidas em segunda mão. A consola foi a primeira da Sony a contar com uma Unidade de Processamento Acelerado (UPA) AMD x86-64, para um melhor desempenho, ajudando a impulsionar o gaming a 4K com sistemas HDR10 e permitindo ainda uma maior interatividade entre equipamentos e serviços através da PlayStation App.
Com a crise de escassez de semicondutores a afetar a produção de consolas de nova geração, a Sony planeia continuar a produzir a PlayStation 4 e espera-se que fabrique, pelo menos, mais de um milhão de equipamentos ao longo de 2022.
- Nintendo Wii
Lançada em 2006 para competir com a Xbox 360 da Microsoft e a PlayStation 3 da Sony, a Nintendo Wii ocupa o quarto lugar do ranking de consolas mais vendidas em segunda mão. A consola introduziu o Wii Remote, com sensores de movimento, abrindo a porta a uma miríade de acessórios para jogos, de entre os quais se destaca Wii Sports, que, recentemente, ganhou até uma nova versão para a Switch.
- PS2 Slim
Na quinta posição do ranking encontra-se a PlayStation 2 Slim, lançada no ano 2000 como a sucessora do modelo original. A PlayStation 2 manteve-se muito popular no mercado do gaming, com os seus jogos a serem a ser produzidos mesmo depois do lançamento da PlayStation 3, num ciclo de produção que só cessou em 2012, com o fim do fabrico da consola.
Clique nas imagens para ver quais são as 10 consolas de videojogos mais vendidas de sempre
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários