O Departamento Californiano de Veículos Motorizados (DMV) revogou esta quinta-feira os registos de matrícula dos 16 carros que compõem a frota local de autónomos da Uber, forçando-a a retirá-los das estradas de São Francisco onde têm vindo a ser submetidos a uma série de testes.

A decisão foi tomada no seguimento de uma refusa por parte da empresa em pagar uma licença que serviria para designar os carros como veículos de teste. Em sua defesa, a Uber alega que o documento não se aplica ao tipo de automóveis que tem utilizado.

"Agora estamos à procura de um outro sítio para testar estes carros, mas permanecemos comprometidos com a Califórnia a 100% e vamos duplicar os nossos esforços no desenvolvimento de regras estatais mais viáveis", respondeu a Uber em comunicado.

Numa carta enviada à empresa, Jean Shiomoto, diretor do DMV, escreve que o departamento "continua disposto a colaborar com a Uber" e esclarece a posição do órgão face à inovação na mobilidade. "O DMV apoia totalmente o desenvolvimento de tecnologias autónomas, mas estas têm de ser testadas de forma responsável".

No passado, o departamento já tinha solicitado à Uber que requisitasse uma destas licenças, mas a empresa respondeu que a presença permanente de "condutores de segurança" dentro destes veículos era razão suficiente para suprimir a necessidade de um documento desta natureza. Sobre o assunto, Anthony Lewandowski disse no início do mês que "se estamos a guiar um carro, não precisamos de uma licença de pesca".

Apesar do DMV não justificar esta revogação com os incidentes recentemente registados nas redes sociais, é possível que os vídeos e as fotografias publicadas tenham levado o departamento a tomar uma decisão relativamente à licença.