Foram ontem disponibilizadas pela Microsoft, em versão final, seis ferramentas que pretendem auxilizar as empresas a implementar o Windows Vista nas suas redes. As aplicações são de utilização gratuita e incluem software de diagnóstico para os PCs e gestão de licenças.

As ferramentas estavam já disponíveis para as empresas em versão beta há alguns meses, de forma a preparar o lançamento empresarial do novo sistema operativo da Microsoft, que aconteceu a 30 de Novembro de 2006.

Do pacote fazem parte o Windows Hardware Assessment 1.0 uma aplicação que examina os PCS de uma rede verificando se estes têm os requisitos mínimos necessários para o Vista básico ou premium, e o Application Compatibility Toolkit 5.0, que faz a mesma erificação de compatibilidade mas para o software, auxiliando as empresas a verificar se as aplicações instaladas, comerciais ou desenvolvidas internamente, podem correr sobre Vista.

Ao todo a Microsoft tem já listadas mais de 800 aplicações como compatíveis com o Windows Vista, com mais de 100 já certificadas e outras 700 em validação. A lista completa não está ainda online mas deverá ser publicada nos próximos dias.

O Windows Vista Upgrade Advisor, também no pacote, ajuda os utilizadores do Windows XP individuais a identificar qual a melhor edição do Windows Vista, produzindo um relatório onde se fazem sugestões para o upgrade de hardware necessário para as diversas opções. A ferramenta é semelhante ao Application Compatibility Toolkit 5.0 mas só corre em PCs stand alone.

Ainda para as empresas a Microsoft tem para download o Volume Activation 2.0, que inclui o Volume Activation Management Tool e o Key Management Service for Windows Server 2003, ambos destinados a activar licenças de volume numa rede já que cada computador tem de ter uma chave de activação própria.

A última ferramenta ontem publicada é a Solution Accelerator for Business Desktop Deployment 2007, que congrega as melhores práticas para a adopção do Vista e do Office 2007, oferecendo um guia para que os gestores de sistemas possam tirar partido de tecnologias de migração XML, nova ferramentas como o ImageX e o System Image Manager.

Notícias Relacionadas:

2007-01-15 - RTM do Vista em português distribuído esta semana
2006-11-30 - Vista em português só chega aos clientes empresariais da Microsoft em Março

2006-11-27 - Ritmo de adesão ao Windows Vista vai superar versões anteriores