Pedro Paredes, João Pires e Miguel Ferreira são os três estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto que durante o fim de semana conquistaram uma medalha de prata no SWERC'2015, um concurso internacional de programação destinado a estudantes universitários.

Olhando para a tabela classificativa geral o conjunto português assegurou a sétima posição entre as 52 equipas que participaram. No SWERC é atribuída uma medalha de ouro do primeiro ao terceiro classificado, uma medalha de prata até ao sétimo classificado e uma medalha de bronze até ao 12º classificado.

A competição que contou com 52 equipas de países como Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça e Israel foi vencida por uma equipa espanhola e por outra suíça. Os dois conjuntos vão agora representar o Sudoeste da Europa na final mundial do concurso que vai acontecer em maio do próximo ano, na Tailândia.

A competição que este ano decorreu na Universidade do Porto consistiu em dez desafios de carácter algorítimo, sendo que os alunos apenas podiam recorrer a um computador e às linguagens de programação C, C++ e Java para solucionar os problemas. Por cada desafio ultrapassado é atribuído um balão à equipa e quem tiver mais balões no final de cinco horas de ‘código’ vence.

A equipa portuguesa ‘Ancelistas’ conseguiu resolver sete desafios, contra os nove problemas resolvidos pelas equipas vencedoras.

Em comunicado, partilhado pela equipa portuguesa com melhor classificação, é explicado que o evento contou com o apoio de tecnológicas como o IBM, Google, Microsoft e Facebook, que veem no SWERC uma oportunidade de recrutamento de jovens. Pois nestes desafios os estudantes são colocados à prova em vários segmentos: destreza em resolver problemas, o trabalho em equipa, o lidar com a pressão do tempo, a melhoria de conhecimento em algoritmos e programação.