O envio de correio electrónico não solicitado aumentou nove por cento no segundo trimestre deste ano face ao mesmo período de 2006. O relatório publicado pela Sophos indica que os Estados Unidos mantêm a liderança como principal emissor de spam (19,6 por cento) durante o período em questão.



A segunda posição é ocupada pela China que foi responsável pelo envio de 8,4 por cento do total de spam no segundo trimestre. Ao país asiático seguiram-se a Coreia do Sul (6,5 por cento), Polónia (4,8 por cento), Alemanha (4,2 por cento), Brasil (4,1 por cento), França (3,3 por cento), Rússia (3,1 por cento), Turquia (2,9 por cento) e Reino Unido (2,8 por cento).



Os restantes países analisados foram responsáveis por 35 por cento do envio de spam entre Abril e Junho, o que representa uma subida de quase 5 por cento face ao primeiro trimestre deste ano.



O estudo revela que, apesar da forte presença dos Estados Unidos e Europa na lista de emissores de spam, o número de países asiáticos que enviam pequenas quantidades de correio electrónico não solicitado fazem com que este continente seja a região com maior taxa de envio deste tipo de mensagens (35,2 por cento).



Por outro lado, a Europa, que liderava a lista no primeiro trimestre, reduziu a sua participação neste campo em 6,6 por cento, passando assim para a segunda posição com 28,5 pontos percentuais. A América do Norte, América do Sul e África aumentaram a taxa de envio de spam em 24,2, 9,6 e 1,6 por cento, respectivamente.



A Sophos considera que as estatísticas acabarão por se nivelar nos próximos meses uma vez que os spammers começam a aproveitar-se da fraca protecção dos equipamentos situados na América Latina e África.



Entre as causas da forte presença dos Estados Unidos e Europa prende-se com o crescente número de computadores e com o aumento de prestadores de serviços de Internet que oferecem acessos mais baratos, o que potencia a angariação de cada vez mais utilizadores, ou potenciais vítimas de ataques informáticos.




Notícias Relacionadas:

2007-05-29 - Origem do spam concentrada em duas centenas de grupos