A plataforma de educação online Coursera, que oferece cursos gratuitos (ou a um preço muito baixo) sobre os mais variados temas, vai agora ter cinco cursos lecionados pela própria Google, todos eles sobre a plataforma cloud da tecnológica de Mountain View.

Através do blog da Google, a empresa anunciou a parceria com a Coursera para “diminuir a diferença entre capacidades cloud”. Estes cursos foram desenvolvidos por especialistas do departamento de clouds da própria Google.

O Coursera foi fundado em 2012 e cria parcerias com empresas e instituições educacionais para servir mais de 20 milhões de estudantes online. Nos últimos anos recebeu investimentos no valor de 150 milhões de dólares, cerca de 142,1 milhões de euros.

No final de 2016, a Google adquiriu a startup de treino em cloud Qwiklabs. Ao que tudo indica, esta aquisição está na génese da parceria com a Coursera. No passado, a tecnológica de Moutain View já tinha criado uma parceria com a Udacity, uma rival da Coursera, para criar cursos em realidade virtual, Android, deep learning, entre outros.