Não é novidade que a Rockstar Games esteja a produzir Grand Theft Auto VI, tendo sido revelada a sua produção em fevereiro de 2022. Mas quase dois anos depois o estúdio da família da Take 2 nunca mais falou do esperado jogo. E em setembro de 2022, o estúdio foi vítima de um ciberataque, com suspeitas da Lapsus$ Group, tendo partilhado cerca de 90 vídeos online de uma fase preliminar de desenvolvimento do jogo. Ataque que foi confirmado pela própria empresa.

Conhecendo o percurso da Rockstar Games, o estúdio demora anos a polir os seus títulos, sejam da série Grand Theft Auto, como Red Dead Redemption, traduzindo-se por norma em aclamação global por parte dos fãs e imprensa. E por isso, é com naturalidade que as notícias oficiais sobre o desenvolvimento de GTA VI não abundam. Mas segundo avança a Bloomberg, ainda durante esta semana poderá começar a divulgação do jogo, baseado numa fonte próxima da produção.

Veja na galeria imagens de GTA V:

Os planos da Rockstar Games podem passar por lançar no próximo mês um trailer de GTA VI. A data poderá mesmo ser simbólica, uma vez que o estúdio comemora o seu 25º aniversário. Por norma, os trailers dos jogos da Rockstar oferecem um olhar mais profundo aos conceitos das mecânicas, personagens e elementos que são esmiuçados pela comunidade de fãs.

Para ter uma ideia, Grand Theft Auto V foi lançado exatamente há 10 anos, em setembro de 2013 e já atravessou três gerações de consolas PlayStation e Xbox. Com mais de 185 milhões de cópias vendidas na última década, é o segundo título mais vendido de sempre, apenas atrás de Minecraft, embora este tenha a vantagem de poder ser jogado nos smartphones, a plataforma mais utilizada.

Rockstar Games recruta equipa responsável pela modificação GTA V RPG
Rockstar Games recruta equipa responsável pela modificação GTA V RPG
Ver artigo

GTA V mantém presença nos tops de vendas, muito alimentado pela componente online que a Rockstar mantém atualizada com conteúdos. Mas é sobretudo o famoso modo GTA RPG que continua a deliciar os fãs, com as histórias mirabolantes transportadas para a cidade virtual do jogo, em que cada jogador assume o papel de um cidadão, com respetivas profissões, incluindo carreiras criminais ou policiais. A importância deste modo, igualmente introduzido em Red Dead Redemption 2, é tão grande que a Rockstar recrutou a equipa responsável pelos mods para trabalhar oficialmente com o estúdio.

Sobre a primeira intervenção de GTA VI, a Rockstar assumia na altura a “longevidade sem precedentes do GTA V”, mas que a cada novo projeto tem como objetivo ir sempre além daquilo que lançou anteriormente, prometendo detalhes para quando estivesse pronta. Será que finalmente chegou esse momento?