GTA V foi lançado em 2013 e uma década depois continua listado nos jogos mais vendidos a cada mês, mantendo-se como uma autêntica galinha dos ovos de ouro. Já se sabe que GTA VI está a ser produzido, mas ainda não foi mostrado oficialmente, embora o jogo já tenha sido vítima da maior fuga de informação da história dos videojogos, com quase 100 vídeos do jogo expostos na internet.

Apesar da grande qualidade de GTA 5, existem dois aspetos que mantêm o jogo vivo e com sucesso na atualidade. O primeiro passa pelo suporte à comunidade, uma vez que a Rockstar lança conteúdos de forma consistente para GTA 5 Online. Mas o segundo, e talvez o mais importante, seja o famoso mod GTA 5 RPG.

Esta modificação ao jogo, autorizado pela Rockstar, transforma a cidade do jogo num autêntico sandbox virtual em que os jogadores assumem personagens, profissões e comunicam entre si, numa interação que lembra a realidade. Há um respeito entre a comunidade de se manterem “em personagem”, falando pela mesma, obedecendo às regras do bom senso, como se fosse na realidade. E com isso contam-se histórias, em que um jogador pode assumir o papel de um polícia, médico, mecânico e outras profissões, executar as suas tarefas e amealhar dinheiro. Também pode ser um bandido e cometer assaltos. Este sucesso também foi catapultado pelos streamers que transmitem estas aventuras enquanto jogam.

Veja na galeria algumas imagens de GTA V RPG:

Em reconhecimento ao trabalho feito pela equipa Cfx.re, a Rockstar contratou os seus elementos, responsáveis não apenas pela FiveM, dedicada a GTA 5, como também a RedM, que tem criado também mods para Red Dead Redemption 2.

“Ao longo dos anos, observámos com excitação, a forma como a comunidade criativa encontrou novas formas de expandir as possibilidades de GTA V e Red Read Redemption 2, particularmente através dos servidores dedicados ao roleplay. Como uma forma de suportar mais além estes esforços, recentemente expandimos a nossa política de mods para incluir estes que são feitos para comunidade criativa de roleplay”, salienta a Rockstar no comunicado.

A editora diz que ao fazer esta parceria com a equipa Cfx.re, pretende ajudá-la a encontrar novas formas de suportar essa comunidade e melhorar os serviços disponíveis aos devs e jogadores. E promete mais novidades para as próximas semanas e meses. A equipa disse no seu fórum que as operações do dia-a-dia não vão sofrer mudanças notórias, mas que com o apoio da Rockstar a sua plataforma vai ser melhorada.

O plano deverá passar por oficializar as ferramentas disponíveis em GTA V RPG, tornar mais fácil o acesso ao mod, alargando a sua base de utilizadores. Mas é fácil especular que esta seja também uma manobra a pavimentar o terreno de GTA VI e incluir de raiz suporte à comunidade de RPG, contando com os autores originais na equipa. Ainda assim, a Cfx.re refere que a parceria está focada nas plataformas atuais e para a comunidade não perguntar nada sobre o próximo GTA.

Por outro lado, existem preocupações sobre a Rockstar tomar para si o ecossistema de modificações, neste caso do RPG, restringindo eventuais outros mods que possam surgir. E deixa de haver a liberdade da comunidade, para um maior controlo do estúdio.

A Take-2, casa-mãe da Rockstar, anunciou a adaptação de outro jogo de sucesso da produtora, Red Dead Redemption, que vai chegar em breve à PS4 e Switch.