A HP não vai fabricar mais smartphones com Windows Phone 7, a última versão do sistema operativo móvel da Microsoft. A confirmação partiu do vice-presidente executivo da empresa, Todd Bradley, que afirmou que a HP passaria, de agora em diante, a usar exclusivamente o WebOS, o sistema operativo do qual passou a ser proprietária quando adquiriu a Palm.

A notícia, que tem corrido blogs e imprensa especializada nos últimos dias, vem confirmar as especulações de muitos na altura em que a HP anunciou que iria adquirir a fabricante de dispositivos móveis.

Na altura, os comentários dos principais executivos da HP centraram-se mais nas potencialidades da aplicação do SO da Palm às suas impressoras com ligação à Internet, relembrando que a empresa é a maior cliente da Microsoft e iria manter as boas relações com a gigante de Redmond.

Essas relações não parecem estar em causa, até porque a HP confirmou também recentemente os planos para lançar um tablet com Windows 7, como o TeK escreveu.

No entanto, e embora seja natural que a empresa opte por rentabilizar o mais possível o investimento de 1,2 mil milhões de dólares que fez na Palm, o abandono da versão móvel do novo Windows reveste-se de bastante importância, deixando a Microsoft sem o apoio da HP no seu próximo lançamento.

Embora sem a sua aliada de longa data, a Microsoft anunciou já que conta com nomes como a Dell, Asus, LG, HTC ou Samsung, para fabricarem os seus Windows Phone 7, que são esperados a partir de Setembro.