A HP estará a trabalhar num novo portátil de ecrã dobrável. A informação está a ser avançada pelo The Elec, com a publicação sul-coreana a sugerir que o equipamento vai ter um ecrã OLED de 17 polegadas, que passa a 11 polegadas quando o laptop é dobrado. Avança-se ainda que o modelo terá um ecrã com resolução 4k, ecrã de toque e suporte para caneta digital.

Os ecrãs dobráveis são uma tendência que tem vindo a afirmar-se pouco a pouco, com a maior parte das novidades já lançadas a centrarem-se no mercado de smartphones, onde a Samsung lidera.

Nos portáteis têm existido mais anúncios que concretizações e este continua a ser um nicho que está praticamente por explorar. Uma das principais questões a resolver para poder desenvolver o segmento é o material a utilizar no ecrã, que tem de ser flexível e robusto o suficiente para permitir dobrar o equipamento ao meio, quando é fechado, mantendo as caraterísticas desejadas ao longo do tempo.

Galaxy Book Fold: Portáteis da Samsung com ecrãs dobráveis podem chegar em breve
Galaxy Book Fold: Portáteis da Samsung com ecrãs dobráveis podem chegar em breve
Ver artigo

O site que avança a notícia sobre o possível lançamento de um laptop de ecrã flexível pela HP adianta também que a LG e a SK IE Technology forneceram 10 mil ecrãs OLED com uma película de poliimida à HP, um polímero com elevada resistência mecânica ao desgaste e a altas temperaturas. É o material também usado no Galaxy Z Fold original e pode ser a opção para o novo modelo da HP.

Se chegar ao mercado, o novo laptop de ecrã dobrável da HP vai juntar-se ao pioneiro ThinkPad X1 Fold da Lenovo, apresentado ainda em 2020 e que acabou por não ter grande sucesso nem boas críticas, tanto em relação à performance como à experiência do utilizador.

Já este ano, a Asus mostrou na CES o Zenbook 17 Fold, que ainda está a ser aprimorado para a versão final. Também a Samsung usou o mesmo evento para mostrar, ainda em conceito, o Flex Note, e mais recentemente alguns rumores indicaram que a empresa está a trabalhar em vários protótipos. Os dois modelos apresentados pelas marcas asiáticas também apostam em ecrãs de 17 polegadas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.