A divisão Enterprise começou a ser trabalhada pela empresa em Portugal em 2012. É 100% explorada por via indireta e tem como parceiros privilegiados os operadores de telecomunicações que ajudam a fabricante chinesa a levar a oferta a um conjunto de mercados verticais. 

As prioridades são as indústrias de media, utilities, grandes empresas, educação e smart cities. Pedro Ferreira, diretor-geral da fabricante em Portugal, adianta que a empresa já tem alguns clientes e vários novos projetos em perspetiva. Também defendeu, à margem do evento internacional promovido na capital portuguesa, que “esta vai ser uma unidade estratégica” no negócio da Huawei em Portugal.

CIO Forum integra uma área de exposição, onde a fabricante chinesa mostra soluções de videoconferência em ultra-definição (4k), soluções para a área da banca, que o responsável europeu da Huawei Enterprise para a Europa Ocidental, Leon He, sublinhou que, a par da indústria, são sectores onde a empresa tem apostado e crescido em força na região.

A exposição que acompanha o evento dá ainda espaço a soluções de iluminação inteligente, aos sistemas OceanStor e à solução Cloud Fabric, para storage e centros de dados. 

A Huawei aproveitou aliás a passagem por Lisboa para anunciar a estratégia OceanStor Flash, que pretende contribuir para acelerar a adoção de memória flash nos data centers europeus, uma aposta que a empresa tem feito na sua gama de produtos para esta área.